Usiminas

As expressões da cultura de um país alimentam cada um dos processos educativos que acontecem em seu território, formando cidadãos participativos, críticos e conscientes de seu papel na transformação do mundo. Para o sociólogo Pierre Bordieu, as áreas de educação e cultura deveriam caminhar juntas, a partir da noção de que ambas estão presentes em cada lar, em cada comunidade, em cada escola, em cada instituição cultural, nas festas e visões de mundo que se encontram nos espaços públicos e, por contaminação, se transformam.

Essa ideia anima o Instituto Usiminas desde o início de sua atuação no Vale do Aço, por meio de sua área de Ação Educativa. Unindo educação e cultura às artes e ao meio ambiente, o Instituto promove o encontro de estudantes e suas famílias com as linguagens artísticas das artes visuais, teatro, dança, música, cinema e literatura, além de propor vivências ambientais de alto impacto, aliando teoria e prática de forma lúdica e experimental.

Com o patrocínio da Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, escolas e comunidade terão acesso às atividades programadas pelo Instituto Usiminas para o primeiro semestre de 2019, reunidas nesta publicação.

Voltadas a públicos de faixas etárias e interesses variados, o conjunto de ações tem por objetivo principal a vontade de promover o acesso às artes, à cultura e ao meio ambiente como forma de ampliar os conhecimentos construídos na educação formal a partir de experiências artísticas e ambientais promovidas pelo Instituto.

Acreditamos que a cultura e a educação são fundamentais para fortalecer o país e para aprendermos a inventar formas de viver junto. Seja parte!

Série Espetáculos Didáticos: apresentações de espetáculos de qualidade para escolas e famílias.

Visitas Teatralizadas: visita lúdica aos bastidores do Teatro, guiada por dois personagens, para escolas e famílias.

Contação de Histórias na Biblioteca Central de Ideias: momento lúdico e de aprendizado para escolas e famílias sobre o universo da literatura.

Programa de Formação de Professores e Arte Educadores: cursos e oficinas voltados à prática de professores e arte-educadores.

Arte em Família: vivências artísticas e ateliês práticos direcionados às famílias. Um momento de diversão e aprendizado para adultos e crianças.

12º Salão do Livro Vale do Aço: intensa programação para escolas e famílias voltada para o incentivo à leitura.

Projeto Xerimbabo Usiminas 2019

Projeto de educação ambiental para escolas e famílias com atividades cujas temáticas se complementam para mostrar como o verde e a sustentabilidade fazem parte do DNA da Usiminas. Aventura no Viveiro e Conhecendo a Usiminas compõem a programação do Xerimbabo no primeiro semestre:

Aventura no Viveiro: passeio e contação de histórias no Viveiro de Mudas da Usiminas abordando a importância da preservação do meio ambiente.

Conhecendo a Usiminas: visita à Usina de Ipatinga com o objetivo de apresentar de maneira criativa o processo de produção do aço.

 

Galeria Hideo Kobayashi: localizada no Centro Cultural Usiminas, a galeria abriga exposições diversas abertas para comunidade. O espaço oferece visitas guiadas às exposições em cartaz que buscam relacionar os temas das exposições com a experiência de vida dos participantes.

Biblioteca Central de Ideias: com acervo de mais de 9 mil títulos, o espaço oferece gratuitamente empréstimo de livros e acesso à internet para toda a comunidade.