Localizado em Ipatinga (MG), onde se encontra a planta siderúrgica da Usiminas, o Centro Cultural Usiminas foi construído em 1998 e tem a singularidade de estar integrado a um shopping center. Está localizado em um terreno de 23 mil m2, com uma área construída de 5,6 mil m2. Sua localização – Rodovia BR 381 Km 206, beneficia e permite fácil acesso, através das vias de escoamento do tráfego que atendem Ipatinga, região e demais localidades do Estado.
O Centro Cultural Usiminas é constituído pelos espaços: Teatro, Foyer, Galeria de Arte Hideo Kobayashi, Biblioteca Central de Ideias e Jardins. Os espaços foram desenvolvidos para satisfazer as expectativas de artistas, produtores e do público em geral.
Clique aqui e faça um tour virtual pelo espaço.
O complexo possui programação permanente e simultânea em todos os seus espaços, o que contribui para a formação de público e consolida um mercado cultural na região do Vale do Aço. O local é dotado de um moderno e avançado sistema de instalações e equipamentos, que tem como objetivo disponibilizar e promover atividades educativas, artísticas e culturais, de predominância e projeção regional, nacional e internacional, destacando a região como um polo cultural no estado de Minas Gerais. Em 2015, o Centro Cultural Usiminas recebeu a certificação Herity, organização mundial para a certificação de Qualidade de Gestão do Patrimônio Cultural.
O Teatro do Centro Cultural Usiminas foi inaugurado em 31 de outubro de 2002 com apresentações da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, do ator Stênio Garcia, da cantora Sílvia Klein e da Cia. de Dança de Minas Gerais. O espaço, com 716 lugares, foi projetado e construído sob a supervisão de vários consultores especializados e assessoria técnica de empresas renomadas.
O Teatro possui uma programação permanente e de qualidade. Paulo Autran, Elza Soares, Madeleine Peyroux, Grupo Galpão, Zeca Baleiro, Erasmo Carlos, Cleide Yaconis e Grupo Corpo são alguns nomes que deixaram por aqui as suas marcas. Cerca de 8 mil pessoas ao mês frequentam o Teatro.
Em 24 de setembro de 1998 foi concluída a primeira etapa das obras do Centro Cultural Usiminas com a inauguração da Galeria de Arte Hideo Kobayashi. Com capacidade para receber cerca de mil pessoas diariamente, a Galeria foi inaugurada com a exposição internacional “Brasil – Japão”, que comemorou os 90 anos da imigração japonesa no Brasil.
O espaço já recebeu grandes exposições como: a retrospectiva do Giramundo Teatro de Bonecos, a coletiva dos artistas plásticos José Alberto Nemer, Fernando Velloso e Mário Zavagli ou “Raridades obras e edições literárias”, com livros raros e edições de luxo do acervo da Biblioteca Luiz de Bessa.
Toda a programação da Galeria tem entrada franca e o espaço fica aberto para visitação de terça a sábado, das 10h às 21h. Os visitantes contam com a orientação dos mediadores da área de Ação Educativa do Instituto Usiminas.
A Biblioteca Central de Ideias promove, desde 2005, iniciativas voltadas para a formação de leitores a partir de ações que fomentam o acesso e a democratização de um acervo que conta com mais de 6 mil títulos.
O Foyer do Centro Cultural Usiminas foi inaugurado juntamente com a Galeria Hideo Kobayashi, em 24 de setembro de 1998, antes da conclusão das obras do Teatro do Centro Cultural Usiminas.
O Foyer já recebeu diversos espetáculos de grupos locais, de Minas Gerais e do Brasil. Projetos como Festival da Criança e Ipatinga Live Jazz se apresentaram no espaço.
O Jardim interno foi inaugurado em 1998, juntamente com a Galeria Hideo Kobayashi e Foyer. A área recebe vários eventos ao ar livre, como o Circuito Usiminas de Cultura e o tradicional Salão do Livro do Vale do Aço.
O Jardim externo foi inaugurado em 2012 juntamente com o projeto revitalização da entrada do Centro Cultural Usiminas. É um espaço integrado ao estacionamento do Shopping e propicio para eventos abertos, pois é um espaço convidativo e com circulação de pessoas. O Jardim é gramado e está integrado à charmosa entrada do Centro Cultural Usiminas.
A Sala de ensaio foi inaugurada juntamente com o Teatro do Centro Cultural Usiminas, em outubro de 2002. O espaço é mais uma opção para realização de oficinas, palestras e encontros.
O espaço possui barras laterais, espelho, piso emborrachado e é climatizado. Possui as seguintes dimensões: 9,75 x 5,7 e uma área total de 55,5 m².