O Instituto Cultural Usiminas (Instituto Usicultura) foi criado em 1993 para sistematizar os investimentos em cultura da Usiminas. A partir de 1994, incorporou a gestão do Teatro Zélia Olguin e, em 1998, do Centro Cultural Usiminas, ambos em Ipatinga (MG). A partir de 2007, com a regulamentação da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, do Ministério dos Esportes, projetos esportivos passaram a ser beneficiadas com os investimentos da Usiminas e o Instituto assumiu a responsabilidade de aplicação e gestão desses recursos, assim como na área social, com a gestão dos recursos destinados ao FIA (Fundo da Infância e Adolescência), Fundo Nacional do Idoso, PRONAS/PCD (Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência) e PRONON (Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica).
Desde a criação do Instituto, foram investidos quase de R$ 353 milhões em mais de 2.484 projetos de cultura, esporte e social, em 44 cidades de Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul, Pernambuco e Espírito Santo. Muito além de números expressivos, o Instituto orgulha-se de levar às diversas localidades onde a Usiminas atua o cuidado com as comunidades e colaboradores da empresa: são ações educativas que incentivam o envolvimento de alunos e professores com a arte, a cultura e o esporte; espetáculos de qualidade e acessíveis; projetos culturais que viabilizam a circulação de ações por diversas cidades do país; projetos esportivos que oferecem, além de formação em diversas modalidades, a oportunidade do desenvolvimento social; ações de educação ambiental e de relacionamento com as comunidades; movimentação do turismo e economia com a realização de atividades diversas.
O Instituto também é responsável por gerir dois representativos espaços culturais em Ipatinga (MG): o Centro Cultural Usiminas e Teatro Zélia Olguin. A programação diversificada oferecida nesses espaços já alcançou a marca de mais de cinco mil atrações culturais e público de quatro milhões de pessoas.
Inaugurado em outubro de 1994, o Teatro Zélia Olguin foi o primeiro equipamento cultural profissional de Ipatinga e homenageia a bailarina pioneira na promoção de cultura na cidade. Em 24 de setembro de 1998 foi inaugurado o Centro Cultural Usiminas, e quatro anos depois, o Teatro do Centro Cultural Usiminas.
Ação Educativa
Em 2003, o Instituto criou a sua área de Ação Educativa para desenvolver programas de formação para artistas, professores, comunidade e estudantes das instituições de ensino de todo Leste Mineiro. Por meio de espetáculos, atividades de incentivo à leitura e de educação ambiental, oficinas para educadores, encontros para famílias e acesso gratuito a obras de arte, milhares de pessoas recebem da Ação Educativa rica bagagem de conteúdos diversos. Mais do que promover atividades, a Ação Educativa é responsável pela Biblioteca Central de Ideias, inaugurada em 2005, no Centro Cultural Usiminas. O espaço disponibiliza ao público acesso gratuito a um acervo de mais de 9 mil títulos e internet. Em 15 anos, mais de 440 mil pessoas já foram beneficiadas com atividades gratuitas para escolas e famílias de 60 cidades diferentes do Estado de Minas Gerais.
Novos programas
Em constante evolução de seus trabalhos, o Instituto lançou em 2017 novos programas voltados para a educação ambiental que possibilitaram a aproximação das empresas do Grupo Usiminas com a comunidade. Ipatinga ganhou o projeto Aventura no Viveiro, que promove um rico momento de descontração e aprendizado no Viveiro de Mudas da Usiminas, em Ipatinga. Paralelo a essas ações nasceu também o projeto Conhecendo a Usiminas e Conhecendo a Usiminas Mecânica, em Ipatinga (MG), e o Conhecendo a Mineração Usiminas, em Itatiaiuçu (MG). A proposta é apresentar o processo de produção das indústrias de maneira lúdica, utilizando a contação de história como ferramenta, seguida de uma atividade prática de pintura. A busca por novas ações para as comunidades onde a Usiminas atua sempre foi uma marca constante no trabalho do Instituto, que se propõe com essa mudança de posicionamento permanecer em constante evolução no propósito transformar vidas em várias frentes de atuação.
Visão integrada
O Instituto se faz presente em importantes entidades que promovem discussões para o desenvolvimento do turismo e da cultura numa visão integrada e de diversificação da economia. Em Ipatinga, o Instituto representa a Usiminas no Conselho Municipal de Turismo e integra o Projeto Turismo no Vale, que propõem ações, eventos e debates para o desenvolvimento e a valorização do turismo no Vale do Aço. Na Baixada Santista, o Instituto participa ativamente do CCC – Conselho Consultivo Comunitário do Polo Industrial de Cubatão, que tem o objetivo de manter um canal de comunicação interativo entre as empresas e a comunidade de Cubatão nos temas ligados à Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Responsabilidade Social. Já em Belo Horizonte, o Instituto integra o Com.Cultura, grupo formado pelas principais empresas patrocinadoras do Estado de Minas Gerais com o objetivo de promover o intercâmbio de informações práticas voltadas ao desenvolvimento cultural diante do setores públicos e do mercado cultural.
Nova marca
Com a ampliação de áreas de atuação ao longo de sua trajetória, ao completar 25 anos, no ano de 2018, o Instituto passa a se chamar Instituto Usiminas. A alteração do nome visa dar a real dimensão do trabalho realizado hoje pela Usiminas na vertente da responsabilidade social, por meio do seu Instituto, gerando um salto de percepção do seu papel nas comunidades onde está presente.
A alteração visa o fortalecimento de toda a atuação do Instituto que, além da cultura, promove e gere iniciativas ligadas ao esporte e a áreas sociais, promovendo atividades de arte-educação, esporte, educação ambiental e voluntariado, desenvolvendo um papel fundamental de relacionamento e atuação junto às comunidades.
O Instituto Usiminas é responsável por assegurar que os investimentos do Grupo Usiminas contribuam para o desenvolvimento social das comunidades onde a empresa atua. Para isso, a empresa investe em projetos culturais, esportivos e sociais aprovados nas Leis Federais e Estaduais de Minas Gerais e São Paulo de Incentivo à Cultura e ao Esporte, Programa Municipal de Santos de Apoio ao Esporte, além do Fundo da Infância e da Adolescência (FIA), Fundo do Idoso, Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (PRONON) e o Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (PRONAS/PCD). A aprovação destes projetos segue as orientações estabelecidas na Política de Patrocínios e Doações da Usiminas e privilegia o investimento em formação, inclusão e desenvolvimento social.
Além da gestão dos patrocínios em projetos culturais, esportivos e sociais, o Instituto Usiminas é responsável por dois representativos espaços culturais em Ipatinga/MG, Centro Cultural Usiminas e Teatro Zélia Olguin, por desenvolver programas e elaborar projetos próprios.
Saiba mais sobre a legislação dos mecanismos de incentivo utilizados pelo Instituto Usiminas para patrocínios:
PATROCÍNIOS
O Instituto Usiminas é responsável pela gestão dos investimentos da Usiminas em cultura, esporte e social, por meio das Leis de Incentivo Estadual e Federal. Conheça as diretrizes da política de patrocínio e doações da Usiminas, que conduz a avaliação dos projetos.
PROJETOS PATROCINADOS
Em 2020, as empresas Usiminas patrocinaram 80 projetos por meio das leis de incentivo à cultura, esporte e social, no valor de R$ 24 milhões, por meio das leis de incentivo à Cultura e ao Esporte, Fundo Nacional do Idoso, Pronas (Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência) e Pronon (Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica) em Minas Gerais e São Paulo. Grande parte do montante patrocinado tem previsão para execução em 2021. Confira lista de projetos abaixo:
O Instituto Usiminas acredita que a Cultura é o maior patrimônio de qualquer país e que as vivências e experiências culturais são fundamentais para a educação, na medida em que relacionam as mais diversas áreas do conhecimento nas artes e ciências, produzidos em diversos contextos e épocas.
Esta crença é a base da missão da Ação Educativa do Instituto Usiminas: investir na realização de programações culturais e formativas que possam movimentar saberes múltiplos em escolas e lares, explorando assuntos e temas a partir de princípios de diversidade, equiparação de oportunidades de acesso e inclusão, valorização da vida, das artes e das ciências como forma de fortalecer a produção e partilha de saberes e recursos em nosso país.
Com patrocínio da Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a Plataforma Educativa é uma extensão da Ação Educativa do Instituto Usiminas e seus equipamentos culturais: uma forma de acessar os teatros, biblioteca, galeria, foyer, salas multiuso, desde sua casa ou escola, em qualquer lugar onde houver possibilidade de conexão.
Com a plataforma pretende-se investir na construção de valores que possibilitem e ampliem o desenvolvimento e manutenção da cultura de paz por meio de uma programação de cursos, visitas mediadas, espetáculos, shows, filmes, oficinas, narração de histórias, conversas e outras formas de vivenciar as artes e refletir sobre a vida em sociedade na atualidade.
Juntos podemos tornar esta intenção uma realidade para mais pessoas em todo o Brasil e além!
CLIQUE AQUI E ACESSE A PLATAFORMA EDUCATIVA
ATENÇÃO EDUCADORES!
Clique aqui e acesse material com cursos e palestras para escolas e universidades:
:: Centro Cultural Usiminas – Ipatinga |
Av. Pedro Linhares Gomes, 3900
Shopping do Vale do Aço
Ipatinga – Minas Gerais
CEP: 35160-290
Tel: (31) 3822-2215
:: Teatro Zélia Olguin – Ipatinga |
Av. Itália, 1890 – Cariru
Ipatinga – Minas Gerais
CEP: 35.160-114
Tel.: (31) 3825-1670
:: Instituto Usiminas – Belo Horizonte |
R. Professor José Vieira de Mendonça, 3011 5º andar – Bairro Engenho Nogueira
Belo Horizonte – Minas Gerais
CEP: 31310-260
Tel: (31) 3499-8921
Fax: (31) 3499-8923
:: Instituto Usiminas – São Paulo e Baixada Santista |
Usina José Bonifácio de Andrada e Silva
Estrada de Piaçaguera, km 6 – s/n
Vila das Indústrias
Cubatão – São Paulo
CEP: 11573-900
Tel: (13) 3362-2976