Usiminas

Somos uma associação civil privada, mantida pelas empresas Usiminas, sem fins lucrativos que atua no relacionamento com as comunidades. Com sede em Ipatinga, no Vale do Aço (MG), iniciamos nossa trajetória em 1993 com foco em sistematizar investimentos em cultura.

Em nossa trajetória, ao logo dos anos, diversificamos e expandimos nossa atuação, chegando a todos os territórios onde as empresas Usiminas mantêm operações. Com iniciativas próprias e incentivadas, reafirmamos o poder da formação por meio da cultura, do esporte e ações de fortalecimento social.

Criada em 2003, a nossa área de Ação Educativa une arte e cultura, com uma vasta programação gratuita para escolas, educadores e comunidade com objetivo de contribuir para formação.

Fortalecendo nosso vínculo com as comunidades, gerimos quatro espaços em Ipatinga (MG): Centro Cultural Usiminas, Teatro Zélia Olguin, Centro de Memória Usiminas e Estação Pedra Mole; sendo três patrimônios históricos da cidade.

Onde estamos

Centro Cultural Usiminas– Ipatinga
Av. Pedro Linhares Gomes, 3900
Ipatinga – Minas Gerais
CEP: 35160-290
Tel: (31) 3822-2215
 

Teatro Zélia Olguin – Ipatinga
Av. Itália, 1890 – Cariru
Ipatinga – Minas Gerais
CEP: 35.160-114
Tel.: (31) 3825-1670
 

Centro de Memória Usiminas Ipatinga 
Endereço: Rua Antares, 950, Castelo
Ipatinga – Minas Gerais
Quarta a sábado, das 10h às 18h
Tel.: (31) 98437-3330
 

Instituto Usiminas – Belo Horizonte
Avenida do Contorno, 6594, Savassi
Belo Horizonte – Minas Gerais
CEP: 30110-044
 

Instituto Usiminas – São Paulo e Baixada Santista
Usina José Bonifácio de Andrada e Silva
Estrada de Piaçaguera, km 6 – s/n
Vila das Indústrias
Cubatão – São Paulo
CEP: 11573-900
Tel.: (13) 3362-2976
 

Mineração Usiminas, Mina Oeste
Distrito Povoado De Samambaia, S/N, Zona Rural
CEP: 35685-000
Itatiaiuçu – Minas Gerais

Linha do Tempo

  • 1993

    Criação do Instituto Cultural Usiminas Início dos investimentos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet)

  • 1994

    Inauguração do Teatro Zélia Olguin – Ipatinga

    Crédito: Pedro Bastos
  • 1996

    Início da construção do Centro Cultural Usiminas, em Ipatinga.

  • 1998

    Inauguração do Centro Cultural Usiminas, em Ipatinga, com a entrega da Galeria Hideo Kobayashi, do jardim japonês, foyer do teatro e área administrativa.

  • 2000

    Exposições nacionais e internacionais na Galeria Hideo Kobayashi.

  • 2002

    Inauguração do Teatro do Centro Cultural Usiminas, em Ipatinga.

    Arquivo Usiminas
  • 2003

    Comemoração dos 10 anos do Instituto com a exposição “10 x Minas”, em Ipatinga e Belo Horizonte. Criação do setor “Ação Educativa”, no Centro Cultural Usiminas, para desenvolvimento de atividade de arte-educação.

    Arquivo Usiminas
  • 2004

    Comemoração dos 10 anos do Teatro Zélia Olguin com programação especial. Entrega de duas esculturas públicas de Tomie Ohtake, a Belo Horizonte e Ipatinga. Comemoração dos 40 anos de Ipatinga com grande evento no Ipatingão: apresentação do espetáculo “Missa dos Quilombos”.

    Missa dos Quilombos – Arquivo Usiminas
  • 2005

    Inauguração da Biblioteca Central de Ideias, no Centro Cultural Usiminas. O Usicultura passa a ser responsável pela gestão da política de investimento cultural da Cosipa, ampliando sua ação para São Paulo. Início dos investimentos por meio do FIA - Fundo para Infância e Adolescência.

  • 2007

    Início dos investimentos por meio do Programa de Ação Cultural (PROAC/SP) e da Lei Federal do Esporte.

  • 2008

    Comemoração dos 15 anos do Instituto Cultural Usiminas, marcado por uma programação especial com o Grupo Corpo e uma exposição dos 15 anos. Inauguração do Entreatos Café no foyer.

    Grupo Corpo – Nilmar Lage
  • 2009

    Comemoração dos 15 anos do Teatro Zélia Olguin, totalizando mais de 800 espetáculos, beneficiando aproximadamente 400 mil espectadores e 3 mil artistas.

    Grão Fotografia
  • 2010

    Início da realização anual do projeto Série MPB, que busca democratizar o acesso à música popular brasileira realizando shows de renomados artistas mineiros e nacionais. E realização da primeira edição do projeto Circuito Usiminas de Cultura, que leva cultura ao interior de Minas Gerais e São Paulo.

    Fernanda Takai e Andy Summers - Nilmar Lage
  • 2011

    Início dos investimentos por meio do Programa de Incentivo ao Esporte do Estado de São Paulo.

  • 2012

    Abertura da exposição comemorativa dos 50 anos da Usiminas, ‘Natureza e Transformação’, com curadoria do Gringo Cardia.

  • 2013

    Comemoração dos 20 anos do Instituto Cultural Usiminas e 10 anos do Ação Educativa.

  • 2014

    Realização da Corrida Viva+ Ipatinga em comemoração aos 50 anos de Ipatinga e show do Erasmo Carlos em comemoração aos 52 anos da Usiminas. Início dos investimentos por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte de Minas Gerais (Programa Minas Esportiva Incentivo ao Esporte) e Fundo Nacional do Idoso.

  • 2015

    Exposição “Bracher - Pintura e Permanência”, comemorativa aos 53 anos da Usiminas e dos 58 anos de carreira do artista mineiro Carlos Bracher. Na abertura da mostra Carlos Bracher fez, ao vivo, a pintura de um quadro do Bispo Emérito da Diocese Itabira-Coronel Fabriciano, Dom Lelis Lara. Premiada pela Associação Brasileira dos Críticos de Arte (ABCA), a exposição recebeu 3.165 visitantes em Ipatinga.

  • 2016

    Realização da exposição “Moradores - A Humanidade do Patrimônio Histórico” no Centro Cultural Usiminas e Parque Ipanema. Início dos investimentos por meio do PRONAS - Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência.

  • 2017

    Criação dos programas Conhecendo a Usiminas e Aventura no Viveiro, que levaram a comunidade do Vale do Aço para dentro da Usina e do Viveiro de Mudas da Usiminas em Ipatinga, em uma visita lúdica que apresentou o processo de produção do aço e o local de preservação e educação ambiental da empresa.

  • 2018

    Reposicionamento do Instituto Cultural Usiminas para Instituto Usiminas, com ampliação de atuação nos princípios da responsabilidade social.