Depois do sucesso da primeira edição, a Mineração Usiminas, que fica em Itatiaiuçu (MG), abriu novamente as portas para receber as famílias dos empregados durante o evento “Conhecendo a Mineração Usiminas”, realizado no último sábado (21). Promovido pelo Instituto Cultural Usiminas, o projeto tem como objetivo apresentar o processo de extração e beneficiamento do minério de ferro, por meio de uma visita lúdica e interativa.
Cerca de 90 pessoas, entre crianças e adultos, se envolveram em uma verdadeira caça ao tesouro, conduzida pela contadora de histórias Raquel Vieira, que deu vida à personagem Flora Manga. O passeio começou no auditório da Mina Oeste e seguiu para o mirante do Cruzeiro, ITM Oeste e Barragem Samambaia. Os presentes acompanharam a incrível jornada em busca do minério de ferro, desde as montanhas rochosas até a separação em grandiosas pilhas, desvendando segredos e curiosidades.
Os visitantes participaram também de uma oficina de pintura, conduzida pela artista Rosane Dias que, depois de muita pesquisa e experimentação, desenvolveu tintas a partir do rejeito gerado no processo de beneficiamento do minério. Ao final, os participantes puderam levar como lembrança as telas que produziram.
O diretor executivo da MUSA, Wilfred Theodoor Bruijn, participou da primeira edição do projeto e ficou encantado. “Por meio de uma demonstração lúdica brilhante, as crianças, esposas e maridos puderam ter uma noção muito boa, não só do lugar onde os familiares trabalham, mas também do aspecto ambiental positivo do trabalho da companhia”, afirma.
Lucas Fernandes Camargos, filho do empregado Herley da Silva Camargos, da gerência de Beneficiamento Mineral, participou acompanhado da mãe e da irmã e ficou encantado com o passeio. Ele, que encontrou o pai enquanto trabalhava, contou que achou tudo muito bonito e foi enfático ao dizer que quer trabalhar na Usiminas quando crescer. “Estou muito satisfeito por ter minha família aqui dentro da empresa. Eles sempre me perguntam em casa como é meu trabalho e puderam ver de perto minha atividade”, relata Herley da Silva Camargos.
Quem também participou e aprovou a iniciativa foi a esposa do empregado Miguel Pereira Machado, da gerência Comercial, Rosilene Aparecida Queiroz Pereira. “Gostei muito da visita. Moro na região e nunca tive a oportunidade de conhecer uma mineradora. Sempre tive a curiosidade e vontade de conhecer a Mineração Usiminas e agora consegui. Foi tudo incrível para minha família!”, opina.
A diretora do Instituto Cultural Usiminas, Penélope Portugal, destaca a importância do projeto na aproximação da comunidade com o processo de produção da empresa. “Ao promovermos essas visitas interativas abrimos as portas da empresa para familiares que vão multiplicar a experiência adquirida no projeto. Afinal, o processo produtivo da empresa desperta muita curiosidade. Para o Instituto é uma alegria promover esses encontros”, afirma Penélope Portugal.
Comemoração será neste sábado com Contação de Histórias, premiação para os maiores leitores e bolo de aniversário
A Biblioteca Central d
Iniciativa tem o patrocínio da Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura
No dia 11 de maio, às 20h, o cantor e compositor Le
A mostra fica em cartaz de 14 de março a 25 de maio, com entrada gratuita
A galeria de arte do Centro Cultural Usiminas abre a agenda de