Neste sábado, a comunidade do Vale do Aço é convidada a conferir uma programação cultural especial, que marca o encerramento do projeto Bordando Memórias em Ipatinga, patrocinado pela Usiminas e apoiado pelo Instituto Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Uma programação gratuita e aberta ao público com música e mostra de cinema movimentará o Centro de Memória Usiminas, a partir das 17h30.
A cantora Liz Eulalia interpreta clássicos de Tom Jobim, Dorival Caymmi, Milton Nascimento, além de diversos ritmos da música popular brasileira. A programação ainda conta com exposição de bordado livre e bate-papo sobre empreendedorismo artístico, por meio da arte manual. Os Mestres em Artes pela UFES (Universidade Federal de Espírito Santo), Dani Nogueira e Rick Rodrigues, falam sobre a técnica do bordado como fonte de renda e o seu uso no campo artístico.
Entre os meses de fevereiro e março, mulheres da cidade de Ipatinga aprenderam um novo ofício por meio de capacitações que ensinam o bordado. O momento agora é de expor os seus bordados em uma programação especial para toda a cidade que inclui também um lanche servido para o público presente.
Bordado como geração de renda
Realizado pela Eva Comunicação, o objetivo do Bordado Memórias é potencializar a importante tradição manual do bordado com a realização de um ciclo de ações, que conta com bolsa auxílio para cada participante. O projeto que promove o desenvolvimento local, por meio do artesanato, está em sintomia com a atuação social da Usiminas nas comunidades onde atua.
Em Ipatinga, participaram da capacitação 50 mulheres maiores de 18 anos, que além de aprenderem uma nova profissão com as oficinas, fizeram um trabalho de revisitar suas memórias a fim de registrá-las em um bordado. O objetivo é que por meio do bordado livre e de abordagens criativas partindo do conceito de memória individual e coletiva, as mulheres sejam impactadas pela arte e reflitam sobre suas individualidades, estimulando a autonomia e criando novas expectativas para o futuro. A inscrição das participantes foi realizada em parceria com produtoras locais e as aulas aconteceram nos bairros Vila Ipanema e Vila da Paz, em Ipatinga.
Sobre o projeto
O Bordando Memórias é um projeto capixaba criado em 2022 realizado pela Eva Comunicação (@eva.comunicacao), produtora de arte e cultura fundada em 2004, localizada em Vitória (ES). A empresa realiza projetos que buscam potencializar as tradições e os elementos culturais de territórios brasileiros, proporcionando o desenvolvimento social e artístico dessas localidades.
A iniciativa viaja Brasil adentro e já capacitou mulheres nas cidades de Cachoeiro de Itapemirim, Ibiraçu, Vitória e Vila Velha (ES); João Monlevade (MG); e Rio de Janeiro (RJ). Todas as ações podem ser acompanhadas pelo Instagram @projeto.bordandomemorias.
Programação completa de sábado (25)
17h00 – Visita guiada pelo centro de memória para alunas
17h40 – Recepção com exposição dos bordados desenvolvidos nas oficinas
18h00 – Bate-papo empreendedor “Entre bordados, Arte e Memórias”, com Dani Nogueira e Rick Rodrigues
19h20 – Entrega dos certificados para as alunas participantes das oficinas
20h10 – Intervalo
20h30 – Mostra de Cinema
20h50 – Show musical com Liz Eulalia
Endereço:
Centro de Memória Usiminas
R. Antares, 681 – Castelo, Ipatinga – MG
Realizado pelo Instituto Usiminas, foram quatro meses de ações que beneficiaram 300 alunos e alunas da UME Padre Antônio Olivieri Filho, no Jd
Espetáculos de teatro, releitura de cinema e documentário que mostra a história do teatro no Vale do Aço são alguns dos destaques em n
Prova, que conta com patrocínio exclusivo da Usiminas, teve a participação de corredores de 35 cidades mineiras
A Corrida do Aç