O Projeto Vida Saudável nos Morros, que conta com o apoio da Usiminas por meio do Fundo Municipal da Pessoa Idosa de Recife, pretende contemplar cerca de 600 pessoas nas comunidades recifenses do Alto José do Pinho e Vila Santa Luzia, além de beneficiar outras 3 mil indiretamente. A iniciativa promove ações de fortalecimento da identidade dos idosos, com geração de renda e ascensão do protagonismo desse grupo.
Para alcançar o objetivo, o projeto, que também tem parceria do Centro Social Dom João Costa, desenvolve ações educativas sobre agricultura urbana agroecológica, segurança alimentar e qualidade nutricional com idosos e suas famílias, por meio da implementação de quintais ecoprodutivos e hortas comunitárias.
No último ano, a iniciativa viabilizou 200 quintais produtivos, possibilitando atividades de fomento ao envelhecimento ativo. Tendo como foco a ocupação do tempo livre dos idosos com ações de recreação, lazer e educação, o projeto promove a integração e inclusão desses sujeitos e suas famílias na criação dos quintais e hortas comunitárias, por meio de atividades de terapia ocupacional, produção de alimentos saudáveis e plantas medicinais para uso comum das famílias.
Pensando na geração de renda, o Vida Saudável nos Morros promove feiras agroecológicas para a comercialização do excedente da produção dos quintais produtivos e hortas comunitárias, dando espaço também para a socialização dos idosos e da comunidade. O projeto integra uma das várias linhas de atuação do SERTA, trabalhando com estratégia a produção agroecológica, constante e confiável para autoconsumo familiar, e apoiando e incentivando projetos nas áreas de produção.
As iniciativas integram uma série de ações conectadas a conceitos da agenda ESG (Environmental, Social and Governance, em português Ambiental, Social e Governança), adotadas pela Usiminas e pelo Instituto Usiminas, como forma de alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) do Pacto Global da ONU, do qual a Usiminas é signatária.
Para a diretora do Instituto Usiminas, Penélope Portugal, o papel da empresa tem se cumprido com a promoção de ações como essa, que beneficiam diretamente a comunidade. “Essa iniciativa valoriza o idoso como cidadão produtivo, resgatando a autoestima e minimizando as desigualdades sociais. A Usiminas e o Instituto Usiminas apoiam a iniciativa por ter os propósitos sociais muito alinhados com o projeto”, declara.
Comemoração será neste sábado com Contação de Histórias, premiação para os maiores leitores e bolo de aniversário
A Biblioteca Central d
Iniciativa tem o patrocínio da Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura
No dia 11 de maio, às 20h, o cantor e compositor Le
A mostra fica em cartaz de 14 de março a 25 de maio, com entrada gratuita
A galeria de arte do Centro Cultural Usiminas abre a agenda de