Usiminas

Oficinas Culturais – Trocas Coletivas Ano II

17/04/2015

Tarcísio Homem

Já estão abertas as inscrições para mais uma oficina da programação 2015 do Projeto Oficinas Culturais – Trocas Coletivas. Entre os dias 23 a 26 de abril será realizada no Flux Espaço Cultural a oficina “Práticas Para Uma Criação Em Dança” ministrada pelo coreografo e bailarino Tarcísio Ramos de Belo Horizonte.

Inteiramente gratuita esta é uma oficina direcionada a profissionais e estudantes da dança ou mesmo aqueles que tenham vivências corporais residentes da Região do Vale do Aço com idade mínima de 15 anos.

Para se inscrever os interessados deverão ligar para a sede da Flux Cia. de Dança, telefones (31) 3826-4979 / (31) 8892-0784 até o dia 22 de abril no horário de 14h às 18h ou mesmo realizar a inscrição na sede que fica na Av. José de Assis Vasconcelos, 325, Bethânia. São oferecidas apenas 20 vagas para esta oficina e os interessados deveram ter disponibilidade para estarem presentes nos quatro dias da oficina, totalizando 20 horas aulas.

O projeto Oficinas Culturais Trocas Coletivas é de realização de Claudinei de Souza e conta patrocínio da Usiminas através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

Objetivo da Oficina

Perceber o corpo como um núcleo gerador de experiências afetivas e como potência para a criação artística e pessoal. Um dos elementos que caracteriza o artista cênico é a presença que o mesmo possui na execução de seu trabalho, ou seja, uma presença ampliada, dilatada, capaz de afetar a audiência. Para tanto, é necessário trabalhar com consciência e profunda atenção os mecanismos e recursos técnicos corporais. Acreditamos que o corpo é o centro de onde parte essa capacidade de afetar, de “encantar”. Partimos da percepção de que os exercícios corporais e de criação são experiências, vistas como algo que se passa no corpo, o afeta e a partir disso, não se esquece.

Breve Currículo – Tarcísio Ramos

Mestre e doutorando em Artes pela EBA/UFMG, Tarcísio Ramos Homem teve sua formação em dança contemporânea no extinto TRANSFORMA de Marilene Martins. Integrou vários grupos profissionais de Dança-Teatro como o Oficcina Multimédia da Fundação de Educação Artística, a Cia Dudude Herrmman, o Grupo Teatro Andante. Por 12 anos foi professor de expressão corporal do curso de Artes Cênicas do Instituto de Filosofia, Artes e Cultura da Universidade Federal de Ouro Preto. Bailarino/Ator, Diretor e Professor, há 32 anos vêm se dedicando ao ensino, pesquisa e direção nas áreas de Dança-Teatro, com experiências no Brasil e no exterior. Graduado em Direção Teatral/UFOP, Mestre em Artes pela EBA/UFMG, foi diretor do Grupo de Teatro da ASSEMP, professor de teatro do Galpão Cine-horto e diretor/dramaturgista do espetáculo POR QUE TÃO SOLO? (Prêmio Klauss Vianna/FUNARTE/2006). Tarcísio foi também o diretor do espetáculo da Cia Suspensa (DE PEIXES E PÁSSAROS/Abril/2009) e orientador artístico, coreográfico e dramatúrgico de MULHER, MULHERES – Quik Cia de Dança/Março/2009. Em junho/2009 concebeu e estreou ao lado de Gabriela Christófaro “dança para ÁRVORE”. Atualmente é professor de expressão/ consciência corporal e dança para atores no Teatro Universitário da UFMG.

Serviço

Oficina: Práticas Para Uma Criação em Dança

Ministrante: Tarcísio Ramos (BH)

Dias e horários: 23 e 24 de 18h às 22h (Quinta e Sexta)

25 e 26 de 14h às 20h (Sábado e Domingo)

Total de horas aulas: 20

Número de Vagas: 20

Local: Flux Espaço Cultural – Av. José de Assis Vasconcelos, 325, Bethânia.

Inscrições: 15 a 22 de abril – 14h às 18h.

Informações: (31) 3826 4979 / 8892 0784 / 8883 3142

e-mail: fluxciadedanca@hotmail.com

 

Resumo Oficinas Culturais

O projeto “Oficinas Culturais” vem sendo realizado desde 2001, com o patrocínio da Usiminas, através das Leis Estadual de Incentivo à Cultura, oferecendo à região várias oficinas e palestras gratuitas com grandes nomes do cenário artístico brasileiro, dentre os quais se destacam: Denise Stoklos, Luiz Carlos Vasconcelos, Beatriz Apocalipse (Giramundo), Regina Bertola (Ponto de Partida), Rita Clemente, Carlos Gradim (Odeon Cia. Teatral), José Dias (Unirio), Mona Magalhães (Unirio), Tiche Vianna (Barracão Teatro), André Munhoz (Tá na Rua), Jorge Peña (Uruguai), Vera Sala, Alejandro Ahmed (Cena 11) e Ricardo Gali (Cia. Perversos Polimorfos) entre outros.

Em 2015 o projeto completa 14 anos e irá oferecer quatro oficinas, sendo três, propostas por três grupos locais e uma proposta pela organização do projeto.

A curadoria é feita pelos grupos participantes com o intuito de oferecer oficinas que venham somar e atender a uma demanda que realmente contribua com a formação artística dos grupos da região.

Participam do projeto em 2015 a “Flux Cia. de Dança” que propõem a Oficina Experiências Corporais (Práticas Para Uma Criação em Dança), ministrada por Tarcísio Ramos (BH) no mês de Abril, “Grupo Perna de Palco” que propõe a oficina “Arte de Palhaços”, ministrado por Cristiano Pena e Júnia Bessa (BH), no mês de Maio, o grupo “Farroupilha” propõe a oficina “Performance de Rua e Intervenções Urbanas”, ministrada por Nina Caetano (BH), no mês de Junho e a organização do projeto propõem a oficina “Construindo o Vazio”, ministrada por Grace Passô e Sérgio Penna (BH), no mês de Agosto.

Programação completa na pagina do facebook: https://www.facebook.com/pages/Oficinas-Culturais/763532777077130


Categorias: Releases