Usiminas

Mineração Usiminas de portas abertas para a comunidade

26/10/2023

Realizado pelo Instituto Usiminas, com patrocínio da Mineração Usiminas, “Histórias da Mineração” reuniu 70 pessoas na última edição deste ano   

As histórias do minério de ferro foram apresentadas, de forma lúdica e divertida, para os 70 participantes do “Histórias da Mineração”. O projeto, realizado pela Ação Educativa do Instituto Usiminas, com patrocínio da Mineração Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, ocorreu no último final de semana, com sessões nos dias 21 e 22 de outubro. 

“Foi um prazer levar a família para conhecer o lugar onde trabalho. O orgulho de mostrar o que a gente faz todos os dias é fenomenal. Foi um dia prazeroso, cheio de histórias e conhecimento. Vemos nos olhos das crianças a energia e a vontade de estarem conosco e fazerem parte da Mineração Usiminas”, relata Gustavo Jardim, gerente de Recursos Humanos da Mineração Usiminas, que levou a família para participar da ação.  

A personagem Flora Manga, interpretada pela atriz Raquel Vieira, guiou os visitantes para várias áreas da mina, apresentando os processos pelos quais passa o minério e reforçando a importância do equilíbrio entre o homem, a tecnologia e a natureza.

Em seguida, a artista plástica Rosane Dias ministrou uma oficina de pintura com tintas sustentáveis, na qual o público pôde registrar as experiências vividas durante a visita. As telas elaboradas foram levadas para casa como recordação.  “É uma atividade muito especial porque, com a técnica que desenvolvi, as tintas são feitas com terras colhidas na região, proporcionando uma conexão com a história das cidades. O resultado é muito lindo”, comenta Rosane Dias.  

Para Mariana Bernardes, produtora executiva do Instituto Usiminas, a ação estreita laços com as comunidades. “Trabalhamos com arte, mostrando a importância do minério de ferro na sociedade como um todo, estando em lugares que a gente nem imagina, sendo parte do nosso dia a dia de forma concreta e real. É, sem dúvida, um programa que muito nos encanta ao vermos a casa cheia e as pessoas gratas pelo que viram e aprenderam”. 

Educação patrimonial  

Essa foi a última edição do Histórias da Mineração em 2023. Ao longo do ano, a Mineração Usiminas abriu suas portas para mais de 300 pessoas conhecerem as instalações da empresa e participarem das atividades de arte-educação. O público da comunidade, das escolas públicas e entidades participaram das visitas, que também contaram com intérprete de Libras em todas as edições. 

“A educação patrimonial é um dos pilares da Ação Educativa do Instituto Usiminas. Por meio da visita Histórias da Mineração, usamos uma multiplicidade de linguagens para trabalhar temas relevantes para o currículo escolar, com metodologias pautadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Desse modo, nossa intenção é proporcionar uma experiência completa, que recorre à elementos das artes cênicas, contação de histórias, educação ambiental e ensino de artes. Os públicos voltam para casa com muitas memórias, histórias e experiências para compartilhar”, afirma João Paulo Andrade, coordenador da Ação Educativa do Instituto Usiminas.


Categorias: Notícias, Releases, Sala de Imprensa