O Programa Cubatão Sinfonia recebe na próxima quarta-feira (30), a partir das 14h, o violonista Manoelito Martins, popularmente conhecido como Lito do Brasil. Com grande experiência internacional, o filho da terra vai dividir o conhecimento que adquiriu nas últimas décadas com os alunos do Programa e demais participantes. A Oficina acontece na sede do Cubatão Sinfonia que fica na Av. Principal, 1016, na Cota 200. Para participar, basta comparecer ao espaço.
Manoelito Martins percorre o mundo com sua música, seja interpretando sucessos de compositores consagrados ou canções de sua própria autoria. Começou a estudar música aos 9 anos de idade, formou-se em Violão Clássico pela Escola Técnica de Música e Dança de Cubatão (na época Conservatório Municipal), e é licenciado em Música pela Fundação Lusíadas (Unilus), em Santos. Em 1999, mudou-se para os Estados Unidos, estudando e trabalhando com música. Como intérprete, arranjador e compositor tem 7 álbuns gravados de violão solo e 4 singles com músicas autorais, com selo independente.
O coordenador do Programa Cubatão Sinfonia, Eder Crispim, destaca o caráter formativo do evento: “Nossa ideia é sempre agregar conhecimento para os alunos e dar oportunidade para que outras pessoas também compartilhem das experiências que oferecemos aos estudantes. Além disso, é uma alegria muito grande receber um músico do quilate do Lito do Brasil, referência para tantos outros instrumentistas em Cubatão e até mesmo fora do País”.
Este sonho sociocultural é patrocinado pela Bequisa, Petrocoque e Usiminas via lei de incentivo à Cultura por meio da da Secretaria Especial da Cultura ligada ao do Ministério do Turismo, Conta com apoio do Instituto Usiminas.
A Prefeitura de Cubatão, via Secretaria de Cultura, também apoia a iniciativa. “É um projeto de formação que oferece atividades socioculturais justamente em áreas de vulnerabilidade. A arte transforma e é isso que o Cubatão Sinfonia tem feito ao longo destes 14 anos”, comenta Zeca Rodrigues, secretário de Cultura.
Mais sobre o Programa Cubatão Sinfonia – Completa 14 anos de atividades ininterruptas em 2022. Realizado pela Associação de Músicos da Banda Sinfônica de Cubatão, oferece aulas gratuitas de música, musicalização infantil, canto coral e dança/expressão corporal.
Desde de 2007 o Programa recebeu mais de 2 mil crianças e adolescentes residentes nas Cotas e outros bairros próximos, tirando-os da ociosidade no contraturno escolar. A ideia é oferecer atividades artístico-culturais a jovens de áreas de vulnerabilidade social. Atualmente são quase 200 estudantes cadastrados na sede que funciona na Cota 200 e também nos braços do Programa que atua em escolas estaduais no Jardim Real (Bolsão Nove) e no Centro.
Em 2012 o Programa foi semifinalista do Prêmio Itaú-Unicef, selecionado entre 2.922 projetos de todo o país, o que lhe garantiu o selo da Unicef, o que certifica a seriedade do projeto no atendimento à criança e ao adolescente. Em 2020, mesmo com todas as dificuldades impostas pela pandemia de covid-19, manteve as atividades de maneira virtual e o projeto foi contemplado com 1º lugar no Prêmio Comunidade em Ação do Jornal A Tribuna na categoria “Ação Cultural e Entretenimento”. O Prêmio reuniu iniciativas de toda a Baixada Santista.
Foto: Acervo pessoal do artista
Por meio do programa Voluntários em Ação, Usiminas investe R$ 1,7 milhão em escola municipal
A Usiminas, em parceria com a Prefeitura Mun
Patrimônio histórico e cultural do município recebe reparos feitos pela Usiminas e retorna com visitação aberta para o público
As Ruínas do Pré
Memória, cultura e preservação do meio ambiente são destaques em diversas ações, patrocinadas pela Usiminas por meio da Lei Federal de In