Escolas e comunidade podem se inscrever para participar de atividades gratuitas
A programação da Ação Educativa do Instituto Usiminas do segundo semestre de 2019 começa nesta semana. Escolas e comunidade podem agendar a participação em várias atividades gratuitas, voltadas para públicos de todas as idades e com acessibilidade. Contação de Histórias na Biblioteca Central de Ideias, Série Espetáculos Didáticos, Arte em Família, Visitas Teatralizadas, Programa de Formação de Professores e Arte-Educadores, Projeto Xerimbabo Usiminas 2019, exposições de arte, entre outros, integram a grade de programação, que tem o patrocínio da Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Pronac 183774).
A atração que abre a programação é a Contação de Histórias na Biblioteca Central de Ideias, do Centro Cultural Usiminas, dias 7 e 8/8, com sessões para escolas e um encontro especial para famílias, nesta quarta (7), às 19h. Com inspiração na natureza, o Grupo Farroupilha vai contar a saga do Gigante das Flores que é bem maior que todas as árvores, mais velho que o Brasil, o pé de Jequitibá.
Neste sábado (10/8), pelo Projeto Xerimbabo Usiminas, as famílias vão poder participar do “Conhecendo a Usiminas”, com visitas às 8h e 14h. Por meio de uma visita interativa à Usina de Ipatinga, os participantes são envolvidos na jornada do carvão e do minério para se transformarem em bobinas de aço, perpassando por seus segredos e curiosidades. O público vai participar, ainda, de uma oficina de pintura usando o agregado siderúrgico. Durante o semestre, o Projeto Xerimbabo Usiminas prevê também as atividades “Aventura no Viveiro” e “Conhecendo os Xerimbabos”, para escolas e famílias.
Alcance ampliado
Todas as atividades da Ação Educativa contam com o recurso de Tradução em Libras (Língua Brasileira de Sinais), mediante agendamento prévio. O objetivo é estabelecer um diálogo com o público surdo, promovendo interações entre as pessoas e os conteúdos disponibilizados durante a programação. No primeiro semestre deste ano, mais de 25 mil pessoas, de 18 cidades e 67 escolas do Leste Mineiro, foram beneficiadas com a Ação Educativa.
A diretora do Instituto Usiminas, Penélope Portugal, afirma que a programação educativa alcança, de maneira crescente, públicos de todas as idades e com acessibilidade. “Oferecemos experiências lúdicas em vários campos, por meio da arte, para públicos de todas as idades. Esperamos que a comunidade se aproprie cada vez mais desta programação feita com muita qualidade”, declara a diretora.
Teatro, formação e exposições
Nos dias 28 e 29 de agosto, o Teatro do Centro Cultural Usiminas recebe o espetáculo “Vinicius Poetinha”, da Cia. Articularte (SP), com sessões para escolas e famílias. Com bonecos e muita música, a peça presta uma homenagem a Vinícius de Moraes em uma encenação que enaltece a palavra, o verso, o espírito musical e jogos de infância. Os agendamentos para escolas iniciam dia 7/8 e as famílias interessadas podem retirar seu ingresso na bilheteria, gratuitamente.
O Programa de Formação de Professores e Arte-Educadores terá como primeira ação a oficina “Ações Formativas em Teatro”, com o Galpão Cine Horto, de Belo Horizonte, entre 28 e 30 de agosto, no Teatro Zélia Olguin. Para o público em geral, a atividade de formação ofertada é o Projeto Artes Visuais no Vale do Aço, que oferece palestras e leituras de portfólios com os artistas plásticos Mônica Rubinho, Sidney Philocreon e Eduardo de Jesus, em agosto e setembro.
Na Galeria Hideo Kobayashi, no Centro Cultural Usiminas, a exposição “Musica Brasilis – 5 Séculos da Música Brasileira” fica em cartaz até 31 de agosto. Em seguida, o espaço recebe mais duas exposições: Uma Linha Para Contar História, da estilista Vanuza Bárbara, e Jardins Móveis, de Felipe Barbosa e Rosana Ricalde (RJ). A programação completa da Ação Educativa pode ser acessada no site www.institutousiminas.com. Os agendamentos devem ser feitos pelo telefone 31.3822.2215.
Comemoração será neste sábado com Contação de Histórias, premiação para os maiores leitores e bolo de aniversário
A Biblioteca Central d
Iniciativa tem o patrocínio da Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura
No dia 11 de maio, às 20h, o cantor e compositor Le
A mostra fica em cartaz de 14 de março a 25 de maio, com entrada gratuita
A galeria de arte do Centro Cultural Usiminas abre a agenda de