Usiminas

Cozinha Paulista oferece capacitação gratuita em gastronomia à comunidade de Cubatão

23/11/2022

 
Com patrocínio da Usiminas, alunos se formaram e receberam certificado do curso na cerimônia de formatura

Após alguns meses de atividades técnicas e práticas gastronômicas, os alunos das turmas 1 e 2 do projeto “Cozinha Paulista”, em Cubatão (SP), se formaram e receberam o certificado de conclusão. Com patrocínio da Usiminas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de São Paulo, duas novas turmas iniciaram o curso, que oferece aulas práticas e teóricas, com técnicas de cozimento, empreendedorismo, segurança alimentar, geração de renda e salvaguarda de receitas tradicionais. 

 Vanessa Martins, professora de uma das turmas do projeto, percebeu no decorrer do curso que, mesmo com desafios, a culinária pode ser porta para muitos sentimentos, oportunidades e realizações. “Vi a diferença que faz e fez na vida de cada um. É muito gratificante acompanhar essa evolução. É uma transformação de vida que muitos não têm noção. A gastronomia realmente é um ato de amor. E eu tenho certeza de que nunca mais suas vidas serão as mesmas. Quero agradecer imensamente à Usiminas”. 

Capacitação, mudança de vida, geração de renda e, claro, amor pela gastronomia são os frutos do “Cozinha Paulista” para Verônica Gomes Alves, que afirma ter realizado um sonho e mudado de vida após fazer parte da iniciativa.  “Era meu sonho estudar gastronomia. Desde pequena, sempre gostei de cozinhar. Mas, eu queria me especializar mais. Foi então que surgiu a oportunidade de participar desse curso, e estou muito feliz e realizada. Conquistei um sonho e um emprego. Hoje, trabalho em uma cozinha e faço refeição para 15 pessoas sozinha, graças ao curso. Agradeço à Usiminas, pois esse projeto foi muito importante para mim e está mudando a minha vida. Creio que mudará a vida de muitas outras pessoas que queiram ingressar nesse ramo da gastronomia”, declara. 

 O projeto é patrocinado pela Usiminas e conta com apoio do Instituto Usiminas, Instituto Federal de São Paulo – Campus Cubatão, onde ocorrem as aulas, e a realização da Cooperativa dos Produtores Culturais do Estado de São Paulo, por meio do Programa de Ação Cultural (ProAC). O local conta com equipamentos, insumos e ingredientes necessários.  A formação possui carga horária de 96 horas e as aulas das turmas 3 e 4 vão até dezembro.  


Categorias: Notícias, Releases