Iniciativa realizada pelo Instituto Usiminas retorna à cidade com oficinas e concurso de fotografia
Até o final de novembro, o Programa Comunidade Parceira leva uma série de atividades para dezenas de mulheres, jovens e pessoas 50+ do bairro Mantiqueira, na Serra do Mar, próximo da divisa com a Área Continental de Santos, em Cubatão. Serão oficinas de canto coral, fotografia mobile e um concurso de foto entre os moradores que se desdobrará em uma exposição e terá como premiação três smartphones. Realizada pela Ação Educativa do Instituto Usiminas, a iniciativa conta com patrocínio da Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
O Comunidade Parceira teve início em 2021 com uma pesquisa realizada junto aos moradores da Mantiqueira sobre suas necessidades na área social. A escuta ativa se desdobrou em um “Mapa Afetivo”, com as histórias e anseios da comunidade. Agora, em busca de fortalecer o diálogo e o protagonismo local, o Instituto Usiminas retorna ao bairro com uma programação cultural variada e gratuita.
“É muito gratificante manter firme o nosso relacionamento com as comunidades. Esse programa reforça o nosso compromisso social de nos mantermos presentes e atentos às demandas das pessoas, contribuindo para a preservação da sua história e oferecendo oportunidades de bem-estar e engajamento social por meio das artes e da cultura”, afirma Penélope Portugal, diretora do Instituto Usiminas.
Oficinas
A programação teve início no Espaço Cultural Incena Brasil, teatro localizado no bairro Parque Fernando Jorge, com duas oficinas para a comunidade e transporte incluso. Na “Arte para Crianças”, os pequenos trabalharam o desenvolvimento de habilidades como criatividade, coordenação motora e concentração, por meio do uso de fantoches com a arte-educadora Juliana Clabunde. Já na “Arte para a Família”, o ator Alexandre Camilo conduziu uma contação de histórias sobre valores e cuidados com o meio ambiente, seguida de oficina lúdica e sensorial de jardinagem, ministrada pela equipe Criando Ideias e Soluções Artísticas.
Isabella Vitória Marques, de 11 anos, vivenciou a experiência de conhecer um teatro, além de ter aprendido a plantar. “Foi emocionante e artístico. Amei ir ao teatro pela primeira vez, principalmente porque a gente pôde falar junto com o interpretador. É muito legal assistir e participar. Eu nunca tinha plantado também, foi a primeira vez. Eu não sabia muito o que fazer e foi um aprendizado. Vou levar esse dia para sempre”, relata.
Luciana Amorim, presidente da Associação Sociocultural e Educacional Zabelê, levou a mãe, filha, irmão, cunhada e sobrinhos para o momento em família. “Foi importante ter essa experiência de lazer e cultura em família, especialmente por poder trazer minha mãe, que tem mais dificuldade de sair de casa. Foi muito gratificante ver ela se divertindo.
Iniciativa patrocinada pela Usiminas apresenta programação com “Beatles Para Crianças” e “Abrakbça” em Ipatinga
Já estão dispon
Em sua 15ª edição, tradicional evento literário terá programação comemorativa, entre 26 a 31 de agosto, no Centro Cultural Usiminas, em Ipatin
Iniciativa patrocinada pela Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, leva uma série de atividades de arte-educação a alunos da