A primeira seletiva do “Em Busca de Uma Estrela” aconteceu no último domingo, 31 de julho, no bairro do Morumbi, zona sul de São Paulo. Com mais de 150 inscritas, as candidatas foram divididas dentre as categorias Sub-15, 17 e 20, e participaram de atividades por aproximadamente 2h. Desde as primeiras movimentações, os profissionais já perceberam que há várias atletas com nível elevado e que será difícil selecionar apenas 120 ao final das oito seletivas. As próximas sete datas já estão marcadas. O projeto conta com o patrocínio da Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
A Arena High Soccer estava diferente do habitual, chamando atenção pelo tanto de garotas jogando futebol, atitude que o projeto “Em Busca de Uma Estrela” almeja que se torne rotineiro. Correndo atrás de uma bola e principalmente de um sonho, 150 meninas, de 13 a 19 anos, jogaram futebol por um longo tempo, passando por atividades monitoradas, no 1 contra 1, 5 contra 5 e 7 contra 7.
Os treinadores analisaram dribles de progressão, variações de recursos, botes certos, roubadas de bola, posicionamento, apoio, utilização de espaço do campo, passes certos entre outros itens. Já para as goleiras, o que contava pontos era a boa comunicação, posicionamento, defesas de bolas rasteiras, médias e altas, além da utilização dos pés.
“Ver o projeto iniciando com tantas inscrições, sonhos e talentos esbanjando vontade e garra, já nos enche de orgulho e endossa que estamos no caminho certo com o ‘Em Busca de Uma Estrela’. Dentre as atletas inscritas, percebemos uma grande variedade de idades, classe social, etnias, e diferentes níveis de habilidade, mas todas com o mesmo objetivo de se tornar jogadora profissional de futebol feminino. A primeira seletiva demonstrou um bom nível técnico das atletas e nossa expectativa para as próximas aumentou ainda mais. Com certeza nós teremos uma árdua tarefa em selecionar apenas 120 meninas ao final das oito etapas”, contou Camila Estefano, gerente geral do projeto.
Dentre as inscritas, a diversidade de histórias chamava a atenção: meninas que atuam na várzea, que já tiveram passagem por escolinhas/clubes, grupos de colégios e meninas que apenas atuavam contra meninos, todas com o mesmo sonho e relatando a importância da iniciativa do projeto.
Até o fim de setembro, serão mais sete seletivas, contemplando as regiões, norte, leste, oeste e novamente a Sul, todas de São Paulo. As 120 meninas selecionadas, que participaram de qualquer uma das seletivas, serão informadas no dia 30 de setembro, em um evento no Museu do Futebol, no Pacaembu.
O “Em Busca de Uma Estrela” é um projeto que tem como missão oferecer igualdade de oportunidades para meninas que querem jogar futebol, realçando a equidade de gênero e o empoderamento feminino, com a intenção de lapidar joias em campo, utilizando equipes multidisciplinares qualificadas.
Com 100% de gratuidade, uma comissão técnica especializada em formação em futebol feminino acompanhará toda a evolução das 120 atletas, com o intuito final de colocar essas meninas em clubes paulistas que disputem campeonatos oficiais.
#SELETIVA2 –> 13 de agosto (sábado) – 9h às 15h, CDC Brigadeiro – Rua São José do Rio Preto, 98 – Zona Sul
#SELETIVA3 –> 21 de agosto (domingo) – 14h às 19h, CDC Jardim Noemia – Rua Francisco Antônio Meira, 447 – Zona Leste
#SELETIVA4 –> 28 de agosto (domingo) – 11h30 às 17h30, Nossa Arena – Rua sem saída, 200 Acesso pela Avenida Nicolas Boer, 100 – Zona Oeste
#SELETIVA5 –> 4 de setembro (domingo) – 12h às 18h, Clube Ypiranga, Rua do Manifesto, 475- Zona Leste
#SELETIVA6 –> 7 de setembro (quarta-feira – feriado) – 12h às 18h, Lausane, Rua Maria Bandini Savoy, 172 – Zona Norte
#SELETIVA7 –> 18 de setembro (domingo) – 12h às 18h, Lausane, Rua Maria Bandini Savoy, 172 – Zona Norte
#SELETIVA8 –> 25 de setembro (domingo) – 11h30 às 17h30, Nossa Arena – Rua sem saída, 200 Acesso pela Avenida Nicolas Boer, 100 – Zona Oeste
Comemoração será neste sábado com Contação de Histórias, premiação para os maiores leitores e bolo de aniversário
A Biblioteca Central d
Iniciativa tem o patrocínio da Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura
No dia 11 de maio, às 20h, o cantor e compositor Le
A mostra fica em cartaz de 14 de março a 25 de maio, com entrada gratuita
A galeria de arte do Centro Cultural Usiminas abre a agenda de