Projeto promoveu a capacitação de professores e doou baús com acervo literário e cinematográfico para escolas do município
O Cine Baú chegou a Itatiaiuçu. Nesta semana, o projeto entregou a seis escolas municipais do Ensino Fundamental um acervo literário e cinematográfico, além de uma estrutura móvel personalizada com sistema de projeção e som para uso educativo. Com patrocínio da Mineração Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, também promoveu a capacitação dos educadores para aperfeiçoamento da arte de contação de histórias e de técnicas para a utilização dos materiais e recursos disponibilizados.
“A experiência foi fantástica. Além de nos possibilitar o acesso às mídias tecnológicas que precisamos na escola, nos ensinou mais sobre contação de histórias e trouxe recursos, como livros novos com uma ampla variedade de temas e filmes. Tudo isso nos possibilita usar novas metodologias em sala de aula. Estou muito entusiasmada e ansiosa para lecionar e poder usar essas ferramentas pedagógicas com os alunos”, comenta a professora Eliane Marques, uma das beneficiadas pela capacitação.
Sônia Borges, assessora técnica da Secretaria de Educação de Itatiaiuçu, também apreciou a oficina. Grata pelo processo lúdico, ela parabenizou a ação. “Foi um momento maravilhoso. O Cine Baú é superinteressante, vai ser de grande utilidade para todas as escolas. Gratidão a todos”, afirma.
O acervo doado pelo Cine Baú conta com 100 títulos da literatura nacional e internacional, com obras infantis e infantojuvenis de variados autores, incluindo três livros em braile para usuários com baixa visão ou cegos. Também foram entregues 30 títulos em audiobook. Além da arte literária, o Cine Baú tem uma estrutura completa de som e projeção e 75 títulos em DVD, incluindo os clássicos “O Pequeno Príncipe”, “Moana”, “Mulan”, “Toy Story”, entre outros.
Realizado pelo Instituto Eco Ambiental e Social (IEAS), o Cine Baú busca promover o hábito da leitura, democratizar o acesso ao cinema e promover atividades lúdicas. Essa iniciativa reforça a atuação social da Mineração Usiminas em prol da formação, da educação de qualidade e do desenvolvimento local a fim de fazer a diferença na vida das pessoas.
“Esse projeto é pensado para funcionar dentro da sala de aula, proporcionando ferramentas que auxiliam no processo de encantamento dos alunos e promovem uma educação alegre e estimulante. A responsabilidade social da Mineração Usiminas se dá por muitos caminhos, e quando ela passa pelo conhecimento nos enche os olhos, justamente por contribuir com o desenvolvimento das comunidades das quais fazemos parte”, declara Mariana Menezes, produtora executiva do Instituto Usiminas.
A Ação Educativa do Instituto Usiminas oferece uma programação especial e gratuita para a Semana das Crianças. A partir desta terça-feira, 15/10
Prova, que conta com patrocínio exclusivo da Usiminas, chega à terceira edição com recorde de alimentos doados
Mais de três mil pess
Show do cantor Guilherme Arantes é um dos destaques da programação em cartaz neste mês
Apresentações musicais de diversos gêner