Usiminas

Atuação social da Usiminas impacta mais de 80 mil pessoas na Baixada Santista em 2022

30/01/2023


Balanço de ações aponta presença da empresa em iniciativas culturais, sociais, de empreendedorismo, sustentabilidade e formação para as comunidades

Com atuação pautada pelo desenvolvimento sustentável, a Usiminas, por meio do Instituto Usiminas, chegou mais longe em 2022, fortalecendo seu papel de empresa socialmente responsável. Mais de 80 mil pessoas foram beneficiadas por meio de projetos parceiros nas cidades de Cubatão, Santos, São Vicente, Praia Grande e Guarujá. Praças, parques, quadras, escolas, centros comunitários, entidades sociais e espaços culturais foram movimentados pelos 26 projetos incentivados por meio de renúncia fiscal da Usiminas ou iniciativas do Instituto Usiminas, no ano passado. Ao todo, foram aplicados R$ 7,6 milhões em projetos de esporte, cultural e sociais.

As ações de responsabilidade social promoveram maior conexão com as comunidades de atuação da empresa, além de integrarem algumas das medidas práticas de aplicação dos conceitos da agenda ESG (Environmental, Social and Governance, em português Ambiental, Social e Governança), adotada pela Usiminas como forma de contribuir para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) do Pacto Global da ONU, do qual a empresa é signatária.

A diretora corporativa de Comunicação e Responsabilidade Social, Ana Gabriela Dias Cardoso, celebra os resultados do ano e enfatiza a importância desse trabalho. “A Usiminas, desde a sua fundação, tem um histórico de atuação social. Em 2022, ano em que comemoramos os nossos 60 anos de operações, pudemos estreitar ainda mais os laços, desenvolver iniciativas estruturantes e perenes e nos conectar de forma direta com projetos relevantes para o desenvolvimento das pessoas e dos territórios onde estamos presentes”, salienta.

Socialmente responsável

Para promover o desenvolvimento das comunidades por meio do conhecimento, a companhia também realizou uma série de ações de capacitação em diversos municípios. Entre elas, o Programa Usiminas de Fortalecimento Social, que realizou treinamentos em Gestão e Desenvolvimento de Projetos Sociais para que entidades das cidades da Baixada Santista se capacitassem para pleitear recursos junto aos mecanismos fiscais.

Em Cubatão, os alunos do projeto Cozinha Paulista passaram a ter novas perspectivas profissionais ao se formarem em curso de culinária, com aulas práticas e teóricas de técnicas de cozimento, empreendedorismo, segurança alimentar, geração de renda e salvaguarda de receitas tradicionais.

Capacitação, mudança de vida, geração de renda e, claro, amor pela gastronomia são os frutos do projeto para Verônica Gomes, que afirma ter realizado um sonho e mudado de vida após a iniciativa. “Era meu sonho estudar gastronomia. Desde pequena, sempre gostei de cozinhar. Mas, eu queria me especializar. Foi então que surgiu a oportunidade de participar desse curso, e estou muito feliz e realizada. Conquistei um sonho e um emprego. Agradeço à Usiminas, pois esse projeto foi muito importante para mim e está mudando a minha vida”, declara.

O acesso à cultura foi democratizado em aulas gratuitas de música e dança, realizadas pela Associação de Músicos da Banda Sinfônica de Cubatão, na sede do Programa Cubatão Sinfonia e em duas escolas públicas, com todo o material disponível para as oficinas.

As ações foram patrocinadas pela Usiminas via Lei Estadual de Incentivo à Cultura de São Paulo.

Ainda em Cubatão, com patrocínio da Usiminas via Lei Federal de Incentivo à Cultura, o projeto Literatura Acessível, premiado pela ONU, visitou instituições de ensino da rede municipal, englobando apresentações teatrais e doações de livros com recursos de acessibilidade.

Esporte, saúde e solidariedade

Uma das ações de destaque dentro da atuação em esporte e saúde foi a realização da Corrida do Aço em Cubatão, com percursos de 5km e 10km. O evento reuniu 2,6 mil pessoas e arrecadou quase três toneladas de alimentos não perecíveis para doação do Fundo Social da Solidariedade do munícipio. Mais de 50 cidades de vários estados do Brasil, marcaram presença no Parque Anilinas. Também houve a implementação dos Núcleos Esportivos Educacionais de Santo André e Cubatão do Instituto Janeth Arcain, com aulas de basquete e encontro com ídolos.

Essas iniciativas foram patrocinadas pela Usiminas, por meio de leis estaduais de incentivo ao esporte de São Paulo e da Lei Federal de Incentivo ao Esporte.

Edital Buscando potencializar sua atuação social junto às comunidades em que atua, a Usiminas lançou o Edital de Projetos Incentivados 2022/23, com o objetivo de direcionar os investimentos viabilizados por meio de incentivos fiscais para ações aderentes às vocações e potencialidades dos territórios, e impulsionar o desenvolvimento. Incentivando a participação de agentes locais, foram realizados encontros para a apresentação do documento para poderes públicos, associações, produtores e comunidades.

A fim de integrar as comunidades na escolha das ações a serem realizadas nas localidades, a Usiminas mobilizou comitês comunitários nas regiões de atuação da empresa para análise das propostas de projetos a serem executados em 2023.


Categorias: Releases