Usiminas

Atuação social da Usiminas alcança 27 municípios em 2022

30/01/2023


Iniciativas próprias e incentivadas fortalecem comunidades das localidades onde as empresas Usiminas mantêm operações

Com atuação pautada pelo desenvolvimento sustentável, a Usiminas, por meio do Instituto Usiminas, chegou mais longe em 2022, fortalecendo o seu papel de empresa socialmente responsável. Mais de 1 milhão de pessoas foram beneficiadas em espaços próprios, espaços culturais patrocinados e projetos parceiros em 27 cidades, com destaque para Minas Gerais e São Paulo. Praças, quadras, centros comunitários, entidades sociais e espaços culturais foram movimentados pelos 123 projetos incentivados por meio de renúncia fiscal da Usiminas ou iniciativas do próprio Instituto Usiminas, no ano passado. Ao todo, foram aplicados R$ 79,2 milhões em projetos de esporte, cultura e sociais.

As ações de responsabilidade social promoveram maior conexão com as comunidades de atuação da empresa, além de integrarem algumas das medidas práticas de aplicação dos conceitos da agenda ESG (Environmental, Social and Governance, em português Ambiental, Social e Governança), adotada pela Usiminas como forma de contribuir para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) do Pacto Global da ONU, do qual a empresa é signatária.

A diretora corporativa de Comunicação e Responsabilidade Social, Ana Gabriela Dias Cardoso, celebra os resultados do ano e enfatiza a importância desse trabalho. “A Usiminas, desde a sua fundação, tem um histórico de atuação social. Em 2022, ano em que comemoramos os 60 anos de operações da Usiminas, pudemos estreitar ainda mais os laços, desenvolver iniciativas estruturantes e perenes e nos conectar de forma direta com projetos relevantes para o desenvolvimento das pessoas e dos territórios onde estamos presentes”, salienta.

Comunidades Sustentáveis

A Usiminas busca preparar futuras gerações com iniciativas que sejam cada vez mais inclusivas e sustentáveis, capazes de promover o desenvolvimento local e reduzir as desigualdades sociais. Um dos destaques é a manutenção de quatro importantes equipamentos culturais em Ipatinga (MG): o Centro Cultural Usiminas, o Teatro Zélia Olguin, o Centro de Memória Usiminas e as Ruínas da Estação Pedra Mole, sendo os três últimos bens tombados pelo Patrimônio Histórico e Artístico de Ipatinga.

Ao manter e movimentar os espaços com uma programação acessível à comunidade ao longo do ano, a Usiminas contribui para proteger e salvaguardar o patrimônio natural e cultural do Brasil, incluindo seu patrimônio material e imaterial. Somente em 2022, cerca de 158 mil pessoas passaram pelos espaços, contemplando mais de 400 atividades ofertadas, incluindo espetáculos regionais e nacionais, exposições, eventos e intervenções.

Os espaços são continuamente ocupados pelas atividades da Ação Educativa do Instituto Usiminas, que chega a duas décadas de atuação oferecendo uma programação inclusiva, diretamente conectada ao ODS nº 4 – Educação de qualidade. Neste ano, quase 5 mil alunos, professores, grupos de Terceira Idade e pessoas com deficiência participaram de atividades de capacitação, lúdicas e diversificadas, com foco na educação de qualidade e formação de público.

Socialmente responsável

Para promover o desenvolvimento das comunidades por meio do conhecimento, a Usiminas também realizou uma série de ações de capacitação em diversos municípios. Entre elas, o

Programa Usiminas de Fortalecimento Social, que realizou treinamentos em Gestão e Desenvolvimento de Projetos Sociais para que entidades das cidades das regiões do Vale do Aço (MG), Serra Azul (MG) e Baixada Santista (SP) se capacitassem para pleitear recursos junto aos mecanismos fiscais. Das 73 entidades que tiveram representantes na capacitação, 17 já tiveram os seus projetos inscritos em algum mecanismo de incentivo fiscal e pleitearam recursos no Edital de Projetos da Usiminas 2022.

O mercado cultural ganhou 40 novos profissionais das áreas técnicas de luz, som, palco e produção cultural, a partir do programa PTAC – Práticas e Técnicas para as Artes Cênicas, em Ipatinga. A formação somou-se ao contínuo trabalho de capacitação e fomento da área cultural, por meio do projeto do Instituto do Teatro Brasileiro (ITB).

O acesso à cultura foi democratizado em grandes espetáculos patrocinados pela Usiminas apresentados em Ipatinga, Belo Horizonte e São Paulo, como “Cinderella, o Musical da Broadway”, “Clube da Esquina os Sonhos Não Envelhecem”, “Dominguinhos: Isso aqui tá bom demais”, entre outros. Quase 4 mil pessoas de instituições sociais e escolas foram convidadas a assistir as apresentações gratuitamente, beneficiadas pela cota social.

Essas ações foram patrocinadas pela Usiminas via Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Em Cubatão, os alunos do projeto Cozinha Paulista passaram a ter novas perspectivas profissionais ao se formarem em cursos gastronômicos, com aulas práticas e teóricas de técnicas de cozimento, empreendedorismo, segurança alimentar, geração de renda e salvaguarda de receitas tradicionais. A iniciativa contou com o patrocínio da Usiminas por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de São Paulo.

Esporte, saúde e solidariedade

Uma das ações de destaque dentro da atuação em esporte e saúde foi a realização de três corridas gratuitas para a comunidade, com percursos de 5 km e 10 km: Corrida do Aço em Ipatinga e Cubatão e a Corrida da Saúde em Itaúna (MG). Os três eventos esportivos, patrocinados pela Usiminas, por meio das leis estaduais de incentivo ao esporte de Minas Gerais e São Paulo, e da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, reuniram ao todo 9.200 mil pessoas e arrecadaram oito toneladas de alimentos, destinados a entidades sociais das três cidades. Mais de 50 cidades diferentes, de vários estados do Brasil, marcaram presença na corrida.

Edital Buscando potencializar sua atuação social junto às comunidades em que atua, as empresas Usiminas lançaram o Edital de Projetos Incentivados 2022/23, com o objetivo de direcionar os investimentos viabilizados por meio de incentivos fiscais para ações aderentes às vocações e potencialidades dos territórios, e impulsionar o desenvolvimento. Incentivando a participação de agentes locais, foram realizados 18 encontros para a apresentação do documento para poderes públicos, associações, produtores e comunidades. O resultado foi o cadastro de 668 propostas, representando 58,3% a mais que em 2021.

A fim de integrar as comunidades na escolha das ações a serem realizadas nas localidades, a Usiminas mobilizou comitês comunitários nas regiões de atuação da empresa para análise das propostas de projetos a serem executados em 2023. Ao todo, 17 pessoas da sociedade civil e poderes públicos foram convidadas, treinadas e participaram da avaliação das iniciativas cadastradas no edital.


Categorias: Releases