Usiminas

Ação Educativa, do Instituto Cultural Usiminas, expande programação para a comunidade

30/07/2016

acao-educativa-1-semestre---zeferino-(1)

Abertura de horários para famílias aumentou a participação do público e, no primeiro semestre, aproximadamente 23 mil pessoas envolveram-se nas atividades educativas

Com o intuito de extrapolar o calendário escolar e levar arte-educação de qualidade também para as famílias dos alunos atendidos, o projeto Ação Educativa, do Instituto Cultural Usiminas, ampliou os horários de algumas atrações oferecidas. A comunidade do Vale do Aço respondeu bem à iniciativa e, no primeiro semestre, aproximadamente 23 mil pessoas participaram da programação. O público dos seis primeiros meses de 2016 é quase a totalidade do registrado em todo o ano passado, quando 27 mil participantes estiveram mais próximos do universo das artes e multiplicaram conhecimentos.

A abertura do horário de 19h tem possibilitado a participação gratuita das famílias nas atividades “Visitas Teatralizadas”, que promove uma visita lúdica e interativa pelo teatro do Centro Cultural Usiminas; “Contação de Histórias na Biblioteca Central de Ideais”, que apresenta de forma criativa o acervo e o espaço; e “Série Espetáculos Didáticos”, que trabalha as mais diversas linguagens artísticas.

Para a diretora do Instituto Cultural Usiminas, Penélope Portugal, o público crescente nas atividades da Ação Educativa mostra como o trabalho é bem recebido pela comunidade. “Ampliamos ainda mais o acesso à programação, que antes era exclusiva para escolas, e é com muita alegria que vemos a participação da comunidade crescer cada vez mais, em um trabalho que visa o estímulo à formação cultural”, salientou.

Ao participar das atividades da Ação Educativa, estudantes, famílias e educadores se divertem enquanto aumentam sua bagagem cultural. Presente na Contação de Histórias na Biblioteca Central de Ideias para Famílias, a artista plástica Fernanda La Noce levou o filho e o marido para o momento de interação e cultura. “Gostamos muito da oportunidade. A forma didática e dócil com que a contadora de história conduziu o momento me fez relembrar da minha infância. A interação com as crianças e a família é muito valiosa”, comentou.

A sessão para famílias do “Visitas Teatralizadas” é sempre marcada por muito envolvimento dos participantes, que podem conhecer um pouco da história e dos bastidores do teatro. Pela primeira vez na sessão para famílias, a participante Gisele Moreira se surpreendeu com a atração. “Gostei demais, os atores são muito bons e nos fazem sentir dentro da história do teatro. Fiquei encantada”, disse.

A partir de agosto, serão abertos agendamentos para a participação de famílias e escolas na programação do segundo semestre do Ação Educativa. Mais informações podem ser encontradas no site www.institutousiminas.com ou pelo telefone (31) 3824-3731.

AÇÃO EDUCATIVA EM NÚMEROS*

316 agendamentos de escolas públicas e privadas, universidades, grupos portadores de necessidades especiais, creches, grupos de Terceira Idade e outras instituições sociais

93 instituições participantes

17 cidades do colar metropolitano do Vale do Aço e outras regiões de Minas Gerais atendidas

*Números referentes à programação do primeiro semestre de 2016 


Categorias: Releases