Usiminas



Programe-se




	    	object(WP_Term)#7282 (11) {
  ["term_id"]=>
  int(233)
  ["name"]=>
  string(8) "Ipatinga"
  ["slug"]=>
  string(8) "ipatinga"
  ["term_group"]=>
  int(0)
  ["term_taxonomy_id"]=>
  int(233)
  ["taxonomy"]=>
  string(16) "tipo_programacao"
  ["description"]=>
  string(0) ""
  ["parent"]=>
  int(0)
  ["count"]=>
  int(1525)
  ["filter"]=>
  string(3) "raw"
  ["term_thumbnail"]=>
  NULL
}
	    
Ação Educativa
Set 30

Programa de Formação com Professores Obras do acervo Usiminas: um passeio na história da arte brasileira – arte contemporânea

Realização: Instituto Usiminas (MG)

O Programa de Formação com Professores da Ação Educativa do Instituto Usiminas oferece, há 20 anos, uma programação de formação cultural e pedagógica para docentes e estudantes com foco no aprimoramento do processo de ensino e aprendizagem em artes, memória e cultura, estimulando o fortalecimento de redes de trocas de saberes entre os professores e educadores participantes dos cursos. Nestes encontros convidamos o professor Rodrigo Vivas para apresentar recortes temáticos do acervo artístico do Centro de Memória Usiminas. 

Nem pinturas, nem esculturas. Uma parte relevante da Coleção de Arte do Centro de Memória Usiminas foge às classificações e nos convida a repensar categorias e experiências que uma obra de arte pode proporcionar em diversos contextos de exibição. Neste encontro com o professor e pesquisador Rodrigo Vivas, iremos debater conceitos importantes da arte contemporânea e sobre como esse pensamento se reflete nas obras expostas em nosso acervo permanente. Esta ação integra a programação da Ação Educativa do Instituto Usiminas, patrocinada pela Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Pronac – 211736). 

Rodrigo Vivas é doutor em História da Arte. Professor do Programa de Pós-Graduação e Graduação da UFMG. Atualmente realiza o Pós-Doutorado também na UNICAMP. Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Artes da Escola de Belas Artes e Professor Associado da graduação da mesma instituição. Realizou dezenas de curadorias em instituições como Museu de Arte da Pampulha, UFMG, Museu da Inconfidência, Reitoria da UFMG, Centro Cultural Usiminas. Participou como jurado de editais como Vale do Rio do Doce, Casa Fiat de Cultura, Palácio das Artes, Salão de Itabirito, Salão de Anápolis, Centro Cultural UFMG, dentre outros. Recentemente realizou a curadoria do projeto de implantação do Centro de Memória Usiminas.