A partir de um olhar crítico para história da arte, vamos investigar a presença das mulheres e da comunidade LGBTQIAP+ em percurso de imagens produzidas por artistas que reelaboram estas presenças nas artes visuais, trazendo outras abordagens do corpo feminino e dissidente na arte. Faremos um trajeto a partir a produção de artistas e intelectuais mulheres que possam instrumentalizar os cursistas a incentivar discussões sobre gênero em sala de aula. Esta ação integra a programação da Ação Educativa do Instituto Usiminas, patrocinada pela Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Pronac – 212835).
Renan Quinalha é advogado e ativista no campo dos direitos humanos. Professor e Coordenador do Curso de Direito da Escola Paulista de Política, Economia e Negócios da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Coordenador Adjunto do Núcleo Trans Unifesp. Doutor em Relações Internacionais na Universidade de São Paulo (IRI – USP). Mestre em Teoria Geral e Filosofia do Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FDUSP). Graduado em Ciências Sociais na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP) e Graduado em Direito pela Universidade de São Paulo (FDUSP). Foi assessor jurídico da Comissão da Verdade do Estado de São Paulo e consultor da Comissão Nacional da Verdade para assuntos de gênero e sexualidade.
*Esta programação inclui atrações contratadas pelo Instituto Usiminas e eventos terceiros. Sobre os terceiros, esclarecemos que não temos quaisquer vínculos com os conteúdos apresentados e que não representam, necessariamente, a opinião do Instituto Usiminas.