Agendamento a partir de 17/4
O patrimônio imaterial constitui-se de uma rede de saberes e modos de fazer que pode ser partilhada na experiência cotidiana. Neste curso abordaremos os ateliês de arte e seus métodos como uma modalidade dessa partilha, de modo a elaborar e criar experiências de construção de identidades, explorando os sentidos de coletividade que estimulam princípios de cidadania. Como educadores/artistas podem ser propositores e provocadores de ações capazes de manifestar sentimentos de continuidade, pertencimento e identificação?
Valquíria Prates é curadora, pesquisadora e educadora. Graduada em Letras e mestre em políticas públicas de acessibilidade pela Universidade de São Paulo, é doutora pelo Instituto de Artes da Unesp com a tese Como fazer junto: a arte e a educação na mediação cultural. Fundadora da AVE (Agência de Viagens Espaciais), atua como colaboradora de museus, bibliotecas, universidades, escolas e instituições culturais, coordena programas de educação, mediação e formação, realiza curadorias de exposições e organiza publicações. Atualmente é curadora do ia – Instituto de Arte Contemporânea de Ouro Preto, consultora de Arte e Mediação Cultural do MAM São Paulo, do Pólo Sociocultural Sesc Paraty e do MIS do Rio de Janeiro.
Esta ação integra a programação da Ação Educativa do Instituto Usiminas, patrocinada pela Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Pronac – 211736).