Usiminas

Valorização e preservação do patrimônio cultural em pauta

01/06/2023

Iniciativa patrocinada pela Mineração Usiminas oferece formação para educadores da região da Serra Azul e terá sequência com trabalho de pesquisa

Mais de 30 educadores da rede pública de ensino de Igarapé e Mateus Leme, na região da Serra Azul, participaram do curso de formação do projeto Revelando o Patrimônio, patrocinado pela Mineração Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultural, e apoiado pelas prefeituras locais. A oficina tem o objetivo de incentivar os professores a trabalharem pesquisa com jovens da região, por meio do compartilhamento de uma metodologia desenvolvida pelos profissionais da Compreender Consultoria, realizadora da iniciativa.  

A coordenadora pedagógica Suzana Aparecida Santos Marinho participou do curso em Igarapé. Ela acredita que o projeto tem muito a oferecer à comunidade. “Foi excelente. Tivemos um aprendizado muito grande e prazeroso, que nos instiga a aceitar o convite de corpo e alma. Creio que a iniciativa contribuirá para a formação dos nossos jovens, fazendo também com que se sintam parte da cidade e aprendam a valorizá-la cada vez mais”, afirma. 

Silvane Moreira de Lima também marcou presença na oficina realizada em Mateus Leme. Segundo ela, a expectativa para as próximas ações só cresce. “Trocamos muitas ideias e interagimos. Espero aprender ainda mais. É uma oportunidade para pensarmos novas formas de ensinar nossos alunos. A troca de experiência entre professor e aluno é muito importante e toda metodologia é desenvolvida a partir dessa relação. É uma forma de buscarmos caminhos que despertem a curiosidade dos jovens, entrando no mundo deles”, diz. 

Inventário pedagógico

Assim que a capacitação for concluída, os educadores darão início, junto com o projeto, a um trabalho de pesquisa com os estudantes da rede pública de ensino, por meio de um inventário pedagógico. Na construção desse documento, os alunos serão responsáveis por organizar e reunir informações sobre patrimônios culturais do munícipio, por meio de imersões em campo e aulas de técnicas de registro. Os inventários serão expostos numa mostra com apresentações, que, além de ressaltar os bens patrimoniais, pretende fortalecer, nas comunidades, os sentimentos de pertencimento e orgulho do local onde moram. Também haverá palestras.    

Essa iniciativa busca proteger e salvaguardar o patrimônio natural e cultural, incluindo o material e imaterial. Também visa contribuir para a relação das comunidades com esses bens, entendidos como elementos de cidadania e desenvolvimento territorial, e tem sinergia com a atuação da Mineração Usiminas, integrando a Agenda ESG da companhia, dentro do pilar Social, e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) do Pacto Global da ONU para 2030.    

“É poderoso ver em ação um projeto que busca envolver jovens e educadores numa missão de fazerem da história e da memória da cidade um legado. E é muito gratificante direcionar nossa atuação social em prol da comunidade, para que ela se reconheça e valorize o seu território, atenta ao que ele tem a oferecer e dedicada a cuidar para que esse patrimônio permaneça vivo”, comenta a gerente-geral de Sustentabilidade da Mineração Usiminas, Marina Magalhães.


Categorias: Notícias