Usiminas

Usiminas promove a cultura em mais um espetáculo gratuito para Itaúna e Itatiaiuçu

08/10/2019

“Teatro de Bonecos nas águas – Os olhos do Surubim Rei” do Grupo Teatro Kabana será realizado no mês de outubro para escolas e comunidade

No próximo mês de outubro o Grupo Teatro Kabana estará em Itatiaiuçu e Itaúna com o espetáculo “Teatro de Bonecos nas Águas – Os Olhos do Surubim Rei”, que fará sessões gratuitas para escolas previamente agendadas e sessões abertas ao público. A iniciativa conta com o patrocínio da Usiminas por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, apoio do Instituto Usiminas e das Prefeituras Municipais de Itatiaiuçu e Itaúna.

Em Itatiaiuçu as apresentações serão realizadas na Praça Antônio Quirino da Silva. No dia 11/10, o espetáculo será apresentado para escolas agendadas. No dia 12/10, a apresentação é gratuita e aberta para a comunidade com duas sessões às 18h e 19h30.  

Já em Itaúna, a Praça da Matriz será palco do espetáculo no dia 25/10 para o  público escolar, e no dia 26/10, é a vez da comunidade assistir a apresentação gratuitamente, que acontece às 9h30 e 11h.

A técnica de manipulação de títeres aquáticos, utilizada pelo Grupo Kabana, teve origem no século XI, no Vietnã, onde as encenações aconteciam dentro dos rios e lagos, nas plantações de arroz. Para essa montagem o Grupo Kabana utiliza uma tenda/teatro, com capacidade para 150 espectadores e um “aquário”, onde bonecos esculpidos em madeira deslizam sobre a água. Atendendo ao chamado do temido e mitológico Surubim Rei, um pescador e seu neto embarcam em pequena canoa e com eles nos levam para uma viagem pelos mistérios do Rio São Francisco.

O espetáculo, além de levar cultura e entretenimento, procura despertar e conscientizar o público sobre a importância da relação de respeito e admiração entre o homem e o rio, que precisa ser preservada.

Serviço

Teatro de Bonecos nas Águas Os Olhos do Surubim Rei

Itatiaiuçu                                                                                                                                                              

Local: Praça Antônio Quirino da Silva                                                                                                      

Data: 11/10 – 3 sessões para escolas agendadas                                                                                           

Data: 12/10 – 2 sessões abertas ao público |Horários: 18h e 19h30                                         

Entrada franca

 

Itaúna

 

Local: Praça da Matriz

 

Data: 25/10 – 3 sessões para escolas agendadas

 

Data: 26/10 – 2 sessões abertas ao público | Horários: 9h30 e 11h

Outras informações: www.gtkabana.com.br

 


Categorias: Destaques, Notícias, Releases