Usiminas

Usiminas amplia investimentos na Baixada Santista

07/01/2022

Balanço de ações aponta aumento de iniciativas de esporte, cultura e formação para as comunidades, por meio de projetos próprios e incentivados

Para chegar mais perto de quem reside nas comunidades onde a Usiminas atua, mesmo em um cenário de pandemia, o Instituto Usiminas descentralizou as ações dos projetos culturais, sociais e esportivos durante todo o ano de 2021. Moradores das regiões da Baixada Santista, além de Minas Gerais, no Vale do Aço e Serra Azul, foram beneficiados com investimentos na ordem de R$ 23,5 milhões, por meio de renúncia fiscal, em 87 projetos patrocinados. Somente na Baixada Santista, o investimento em projetos saltou 1.283,05%, em relação a 2020, ultrapassando R$ 4 milhões investidos em 15 iniciativas.

O projeto da Orquestra Cubatão Sinfonia Ano IV está entre as iniciativas realizadas na Baixada Santista em 2021 que proporcionou formação musical para cerca de 30 jovens artistas, com o patrocínio da Usiminas e apoio do Instituto Usiminas. “A arte transforma vidas. O que vemos aqui são adolescentes e jovens crescendo em conhecimento e na vida, realizando sonho artístico, tornando-se cidadãos e cidadãs, que estão desenvolvendo um olhar crítico e, ao mesmo tempo, cheio de empatia”, afirma o coordenador geral da Orquestra Cubatão Sinfonia, Leandro Sampaio.

Na área cultural, outro destaque de 2021 foi o projeto “A Escola vai ao Teatro”, do grupo Teatro do Kaos, que promoveu apresentações teatrais gratuitas para 50 escolas públicas e privadas do município. Os dois projetos foram patrocinados pela Usiminas e apoiados pelo Instituto Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. 

Entre os investimentos em esporte, duas relevantes iniciativas, entre outras, ofereceram a prática esportiva gratuita para estudantes da cidade. O projeto “Na Onda da Ginástica”, atendeu no último ano, 120 crianças e adolescentes, com idade de 5 a 17 anos, em Cubatão. Os participantes receberam gratuitamente uniforme completo, material esportivo e reforço alimentar. 

Coordenado pela ex-jogadora de basquete e campeã mundial, Janeth Arcain, o projeto Instituto Janeth Arcain nas escolas atendeu cerca de 100 crianças e adolescentes de escolas da rede pública de Cubatão, com aulas e kits esportivos gratuitamente. As duas iniciativas foram patrocinadas pela Usiminas e apoiadas pelo Instituto Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte. 

Comunidade 

Entre as ações diretas realizadas para a comunidade a novidade no ano foi o projeto Comunidade Parceira, criado pelo Instituto Usiminas para responder a alguns anseios das comunidades localizadas nas regiões de maior presença da Usiminas, que foram identificados em pesquisa realizada pelo Instituto nos meses de janeiro e fevereiro de 2021. O projeto chegou a Cubatão em dezembro de 2021, contemplando a comunidade Mantiqueira, visando ouvir as histórias das comunidades, para elaboração de um mapeamento afetivo que guiará a implementação de iniciativas sociais nas localidades selecionadas. Em Ipatinga, a ação passou pelos bairros Bom Retiro e Vila da Paz; e em Itatiaiuçu, chegou às comunidades Curtume e Samambaia.

O Circuito Comunidade abriu a programação do Instituto Usiminas em 2021 pautado pelo propósito da solidariedade, levando cultura e arte para as comunidades onde a Usiminas atua. Cubatão, Ipatinga e Itatiaiuçu receberam shows temáticos com artistas locais, a bordo do minitrio, passando pelas ruas de 47 bairros das três cidades. Cerca de 22 mil pessoas receberam o Circuito Comunidade em suas casas, incluindo quatro entidades socioassistenciais de Ipatinga e uma de Itatiaiuçu. As comunidades das três localidades foram presenteadas com cerca de 900 mudas de árvores incentivando práticas mais sustentáveis.  

“Ações como o Circuito Comunidade são importantes e necessárias. Nada melhor do que ter uma empresa como a Usiminas para dar o ponto de partida a iniciativas socioculturais e sustentáveis como essas. E assim, uma sementinha vai se espalhando pelos bairro e pela cidade, levando transformação por toda parte”, comentou Maria José, moradora de Cubatão, durante o Circuito Comunidade. 

Segundo a diretora do Instituto Usiminas, Penélope Portugal, os resultados de 2021 revelam o compromisso da Usiminas e do Instituto Usiminas para garantirem que as comunidades sejam beneficiadas com iniciativas socioculturais e esportivas. “A nossa atuação ganha mais sentido quando buscamos, de fato, transformar a realidade das pessoas. Neste ano, demos passos importantes para descentralizar nossas ações e contribuir com um futuro melhor para todos”, enfatiza Penélope.

Todas as iniciativas do Instituto Usiminas estão conectadas com conceitos da agenda ESG (Environmental, Social and Governance, em português Ambiental, Social e Governança), adotada pela Usiminas e pelo Instituto Usiminas em 2021, como forma de contribuir para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) do Pacto global da ONU, assinado pela Usiminas em 2020.

Presença
O público marcou presença de forma presencial e virtual nas atividades realizadas pelo Instituto Usiminas neste ano. Mais de 82,3 mil pessoas participaram das ações realizadas em Cubatão, Ipatinga (MG) e Itatiaiuçu (MG), com o Circuito Comunidade e espetáculos teatrais e nas transmissões ao vivo pelo Youtube do Instituto Usiminas. A presença digital pelas redes sociais do Instituto Usiminas (Instagram, Facebook e Youtube) aumentou 10% em relação a 2020, somando mais de 33 mil seguidores.

Educação

A Ação Educativa do Instituto Usiminas alcançou resultado expressivo trabalhando pela formação de público, com temas condizentes ao contexto da pandemia. A campanha Heróis contra a Covid forneceu vídeos e materiais educativos virtuais para que as escolas pudessem trabalhar no ensino remoto. Mais de 17 mil foram alcançados pela campanha que contou também com a parceria da Fundação São Francisco Xavier.

Os educadores da Baixada Santista também receberam atenção especial do Instituto Usiminas por meio do Programa de Formação de Professores e Arte-educadores. A iniciativa promoveu quatro cursos para 200 educadores, alcançando 19 estados brasileiros e Portugal.


Categorias: Destaques, Notícias