Usiminas

“Trama sem Nó”: Arte, sustentabilidade e geração de renda num só projeto

01/06/2023

Instituto forma mais uma turma em Itatiaiuçu em curso patrocinado pela Mineração Usiminas

Vera Guimarães foi uma das alunas do primeiro curso “Trama sem Nó” promovido pelo Instituto Fred em Itatiaiuçu. Artesã há muitos anos, ela conseguiu, por meio da oficina, aperfeiçoar técnicas e agregar valor ao seu trabalho e hoje já repassa o que aprendeu, contribuindo para a criação de novas oportunidades. Vera foi professora da segunda turma do “Trama sem Nó” na cidade e nesta semana participou da entrega dos certificados de conclusão às dez formandas dessa segunda turma da iniciativa, que conta com patrocínio da Mineração Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e apoio do Instituto Usiminas.

Arte, sustentabilidade e geração de renda é o que representa o projeto, que também significou para a agora professora de tapeçaria Vera Guimarães uma chance de alçar novos voos. “Foi um grande aprendizado e tive muito orgulho de ser convidada para ser professora em duas cidades contempladas pelo projeto, Itatiaiuçu e Igarapé. Além de aumentar os meus ganhos, o Trama sem Nó me trouxe novas perspectivas, fez com que eu enxergasse novas formas, valorizando o artesanato, que já faz parte da minha vida. Desejo muito sucesso a todas as alunas e agradeço à Mineração Usiminas, por estar sempre conosco, colaborando para o nosso desenvolvimento”, afirma.

A cerimônia de formatura da segunda edição do projeto foi realizada na terça-feira, 9 de maio, depois de quatro meses de imersão das participantes nas técnicas para transformar retalhos em belos tapetes. Além disso, elas tiveram atividades integradoras, com aulas de empreendedorismo, dinâmicas de grupo, rodas de conversa e palestras. O Instituto Fred ainda realizará mostras culturais e exposição para comercialização das peças produzidas e o valor arrecadado com as vendas será repassado às artesãs, como incentivo para que continuem a ter no artesanato uma fonte de rendimentos.

Veralúcia da Silva, uma das alunas, resume em gratidão o seu sentimento com a oportunidade de participar do curso. Ela conta que o projeto transformou a sua vida e a ajudou a ressignificar valores. “Aprendi a ter paciência para aprender algo novo, recebi muito apoio, enfim, foi algo que fez diferença e me ajudou a entender muitas questões. Deixou muitos ensinamentos e a certeza de que valeu muito a pena cada minuto dedicado”, diz.

O projeto “Trama sem Nó” busca promover políticas para o desenvolvimento local e apoio às comunidades nas atividades produtivas, um dos temas prioritários estabelecidos pela Mineração Usiminas e materializado em sua Agenda ESG (Ambiental, Social e Governança, na sigla em inglês). Ainda inspirada nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Organizações das Nações Unidas (ONU), a companhia trata como prioridades a inclusão, geração de emprego e renda, criatividade e inovação.  

“Celebramos uma entrega muito importante para a Mineração Usiminas, que tem a honra de fazer parte da iniciativa, e para Itatiaiuçu, de ver esse movimento de formação de artesãs. Agradecemos a confiança de cada um. É gratificante quando buscamos promover oportunidades e o público abraça. Os trabalhos são maravilhosos e ficamos muito felizes em ver o desenvolvimento da comunidade”, declara a coordenadora de Comunicação e Responsabilidade Social da Mineração Usiminas, Fernanda Morais, que esteve presente à solenidade de formatura. 


Categorias: Notícias