Usiminas

Teatro Móvel Solar retoma apresentações presenciais na comemoração do aniversário de Cubatão (SP)

07/04/2022

Com programação gratuita que mescla cultura, educação e valorização da história local, Teatro Móvel autossuficiente em energia chega ao Jardim Costa e Silva 

Crédito: Sandro Lopes

Após longa temporada fora da praça por conta da pandemia do Coronavírus, o Grupo Teatro a Bordo retoma as apresentações presencias no próximo dia 9 de abril, estacionando o Teatro Móvel Solar em Cubatão (SP). A ação, que conta com o patrocínio da Usiminas por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, acontece em frente ao Centro Social Urbano (localizado na Rua Salgado Filho, 249) das 15h30 às 20h, integrando também a programação de aniversário da cidade.

O projeto retoma para a estrada de forma acessível (uma vez que o espetáculo principal conta com tradução em LIBRAS) e ainda mais ensolarado: o teatro móvel estreará a circulação de 2022 autossuficiente em energia. Desde 2015 a instalação de módulos fotovoltaicos no contêiner palco já permitia uma iluminação 100% solar. Com as melhorias, todo o sistema de som e luz será sustentável, tendo o sol como personagem central da itinerância!  

“Subir ao palco após esses 24 meses pandêmicos é como ter uma segunda chance e ver um novo sol. Para nós artistas, significa ter contato novamente com tudo o que faz sentido para a nossa caminhada. Queremos reencontrar o público, com cada vez mais interação artística e sustentabilidade, pois depois da pandemia a mensagem que fica é que precisamos valorizar os encontros e cuidar do nosso planeta”, conta o produtor do projeto, Douglas Zanovelli.

Para se alimentar de arte, a criançada tem um prato cheio! Toda a programação foi pensada para contemplar os pequenos. Começando pelos animados cortejos de chegança que ocorrem próximas do local da apresentação no dia anterior do evento. Neles, o público já se prepara para assistir as peripécias de uma princesa e um gigante, conhecer os talentos locais nas apresentações dos artistas da cidade e, ao final da programação, embarcar no Caixola de Histórias em uma viagem pelas cinco regiões do Brasil, passando por uma aldeia indígena que não conhece a noite, embalados pelo perfume e a beleza da flor do mandacaru, seguindo o rastro da mulher que vira onça, galopando numa disputa de cavalhada, encontrar com uma bernúncia que engole gente e por fim conhecer uma história local que será contada junto com o público!  Aventura é o que não vai faltar! 

Palco com banda pessoas cantando e tocando

Descrição gerada automaticamente

Crédito: Rodrigo Montaldi Morales 

Aliando arte e educação, o projeto promove também uma Oficina de Contação de Histórias voltado para educadores, artistas e interessados em geral maiores de 18 anos, que tem como objetivo incentivar o hábito de ouvir e contar histórias, além de valorizar a cultura local. A ação acontecerá no dia 8 de abril na Estação das Artes às 19h30 e as inscrições são gratuitas, podendo ser feitas no local com 15 minutos de antecedência, com direito a certificado de realização. 

O projeto Teatro Móvel Solar é apresentado pelo Ministério do Turismo e Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, em uma realização do grupo Teatro a Bordo e apoio do Instituto Usiminas e da Prefeitura de Cubatão.

Além de Cubatão, o projeto circulará ainda por Guarulhos (SP), Taubaté (SP), Santos (SP), São Vicente (SP), Mateus Leme (MG), Ipatinga (MG) e Porto Alegre (RS).

Sobre o Teatro a Bordo

Ao longo dos últimos quinze anos, o contêiner-palco do Teatro a Bordo já visitou mais de 400 cidades e foi visto por 600 mil pessoas em sete estados brasileiros. Desde 2015, aliando arte e sustentabilidade, o projeto utiliza a eletricidade solar para iluminar seus espetáculos, contando com um sistema fotovoltaico no teto do contêiner.

Impactado diretamente pela pandemia do Coronavírus, que restringiu diversas ações artísticas no mundo, o grupo precisou se reinventar e entre os anos de 2020 e 2021 desenvolveu projetos virtuais unindo encontros onlines, vídeos acessíveis, produções radiofônicas e obras literárias.

Informações sobre o projeto: 

www.teatroabordo.com.br | www.caixoladehistórias.com.br

Programação

CUBATÃO (SP)

DIA 08 DE ABRIL – SEXTA (DIVULGAÇÃO E ATIVIDADES FORMATIVAS)

10H E 16H – CORTEJO DE CHEGANÇA DOS ARTISTAS EM DIVERSOS PONTOS DA CIDADE 

19H30 NA ESTAÇÃO DAS ARTES – OFICINA DE CONTAÇAO DE HISTÓRIAS* (ATIVIDADE PARA EDUCADORES, ARTISTAS E INTERESSADOS)

*Inscrições no local. Chegar com 15 minutos de antecedência.

DIA 09 DE ABRIL – SÁBADO (APRESENTAÇÕES)

LOCAL: JARDIM COSTA E SILVA – EM FRENTE AO CENTRO SOCIAL URBANO (RUA SALGADO FILHO, 249)

15H30 – TEATRO “SESSÃO SOLENE – A PRINCESA E O GIGANTE” 

17H – APRESENTAÇÃO DO ARTISTA LOCAL 

18H30- EXIBIÇÃO DE CURTAS

19H – TEATRO “CAIXOLA DE HISTÓRIAS” (ACESSÍVEL EM LIBRAS)


Categorias: Notícias, Releases