Usiminas

Teatro Móvel Solar leva energia e sonhos para o Jardim Vila Galvão, em Guarulhos

02/05/2018

Mais de 1.300 pessoas participaram das apresentações culturais do projeto

Um ano após encantar os moradores do Jardim Vila Galvão com um ônibus-teatro sobre as histórias da mata, o grupo Teatro Aberto de Santos retornou para Guarulhos com o seu projeto piloto: um contêiner-palco equipado com módulos fotovoltaicos que transporta riquezas imateriais pelas muitas estradas do Brasil. Contando mais uma vez com o patrocínio da Usiminas, o projeto estacionou na Praça Nossa Senhora Aparecida no sábado (21/04).

Tenda lotada já para a primeira atividade do dia

Contos populares, a cestinha da chapeuzinho vermelho, uma banda de rock, um gigante e até o próprio sol: o que cabe dentro de um contêiner? As mais de 1.300 pessoas que passaram pela tenda do Teatro Móvel Solar puderem descobrir a resposta para essa pergunta em um sábado diferente, recheado de arte, cultura e muita música.

Para a dona Célia, que vende há mais de cinco anos cachorro-quente na praça, o sábado teve até mesmo um bom retorno financeiro. “A praça ficou lotada e meu carrinho de lanches não parou! Trabalhei com um sorriso no rosto, assistindo teatro e vendi o dobro. Estou feliz!”, conta.

A programação teve início com a maior oficina de bonecos brincantes da história do Teatro Móvel Solar: mais de 150 pedaços de papelão se transformaram nos mais incríveis personagens da imaginação infantil. A oficina, conduzida por Edivaldo Costa, Cida Cunha e Juliana Lima encantou crianças e adultos.

Pais e filhos: oficina estimula reciclagem e interação

Na sequência, o público se encantou com a história da princesa e do gigante, em uma Sessão Solene conduzida com muitos ‘causos’ e risadas pelos atores Douglas Zanovelli e Léo Porto.

Sessão SOLene iniciou atividades no palco

A programação local também foi caprichada, com músicas para todos os gostos. O sertanejo animou o público pela voz de Cowboy Felix. Na sequência, o rock dominou a plateia, com clássicos de Capital Inicial e Legião Urbana entoados pela Banda 3X.

Artistas locais agitam atividades no palco

O pôr do sol chegou e revelou o segredo solar de nossa energia: curtas foram projetados no nosso Caixola e o espetáculo ‘De Sol a Sol’ fez o público rir e se encantar com o registro de nossas andanças pelo Brasil.

Apresentação de curtas educativos com a luz do sol

De sol a sol: registro de nossas andanças pelo Brasil

“Voltem mais vezes e voltem sempre com novos projetos e histórias. Agradecemos o apoio do grupo e a participação sempre ativa da Usiminas em nossa cidade”, contou o secretário de cultura Adalmir Silva Abreu.

Secretário de Cultura de Guarulhos (a direita) ao lado de parte da equipe do Teatro Móvel Solar

“Fiquei impressionada com tanto carinho, competência e amor pela arte. Um show muito lindo, o Jardim Vila Galvão vibrou! Foi muito bom ver o bairro que é tão carente de cultura todo junto. Crianças podendo juntar os amiguinhos da escola, os pais, os avós, os vizinhos. Todos!”, contou emocionada Patrícia Lopes.

Para Roberto Rodrigues, a gratuidade foi muito importante. “Muito bacana a apresentação que houve aqui em Guarulhos, na Praça Nossa Senhora Aparecida. Que o teatro venha mais vezes. As crianças que compareceram curtiram a apresentação dos bonecos e dos artistas de forma gratuita. Parabéns para a caravana!”, finaliza.

“Foi uma alegria apoiar este projeto, que proporcionou à comunidade uma programação gratuita e de qualidade. Dessa forma, contribuímos para a formação das pessoas por meio do acesso a arte com muita qualidade”, declara Penélope Portugal, diretora do Instituto Cultural Usiminas.

O Projeto Teatro Móvel Solar é uma realização do Grupo Teatro Aberto, da BERTHI Produção e Arte e do Governo do Estado de São Paulo, contou com o patrocínio da Usiminas através do Programa de Ação Cultural (ProAC), apoio do Instituto Cultural Usiminas e da SS Solar, apoio institucional do Ideal – Instituto para o Desenvolvimento de Energias Alternativas na América Latina e da Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, apoio operacional da Exsergia e apoio local da Prefeitura Municipal de Guarulhos.

 


Categorias: Destaques, Notícias, Releases