Usiminas

Teatro Móvel Solar estaciona em Cubatão

03/04/2018

 

Com o patrocínio da Usiminas e apoio do Instituto Cultural Usiminas, o Teatro Móvel Solar estaciona em Cubatão
em comemoração ao aniversário da cidade

Sol e teatro a bordo de um contêiner. Essa foi a forma que um grupo de artistas de Santos (SP) escolheu para levar seus espetáculos pelo país: um palco itinerante iluminado com a energia do sol. O Teatro Móvel Solar é um projeto de circulação da estrutura do Teatro a Bordo, o primeiro teatro móvel solar do Brasil, que estaciona em Cubatão nos dias 06 e 07 de abril, no Conjunto Residencial Rubéns Lara, Jardim Casqueiro, com a parceria da Prefeitura Municipal de Cubatão e patrocínio da Usiminas.

Durante os espetáculos, o projeto realizará atividades gratuitas (ver abaixo), como oficinas educativas, visitas às escolas, cortejos, peças de teatro e apresentações de artistas locais. O projeto tem dez anos de estrada e foi visto por mais de 400 mil espectadores em aproximadamente 200 cidades brasileiras.

Inspirados nas trupes da commedia dell’arte que cruzavam a Europa entre os séculos XV e XVIII em carroças e, muitas vezes, criavam efeitos de luz em seus espetáculos com o sol refletido em espelhos, este contêiner-palco utiliza a tecnologia atual para dar vida às histórias. Aliando arte e sustentabilidade, o projeto utiliza desde 2015 a eletricidade solar para iluminar seus espetáculos, contando com um sistema fotovoltaico projetado para a captação solar no teto do seu palco. “Instalamos módulos fotovoltaicos no nosso contêiner-palco para transformar a energia solar em energia elétrica. Com ela suprimos 100% da demanda dos equipamentos de iluminação dos espetáculos. Além de ser muito inspirador contar com a presença do sol durante a noite, estamos utilizando energia limpa, aliando arte e sustentabilidade na democratização do acesso à cultura”, explica Talita Berthi, idealizadora e produtora do projeto.

Ainda assim, segundo Talita, outras fontes são necessárias para o funcionamento dos equipamentos de sonorização. “Contamos com um sistema híbrido, que utiliza gerador e energia solar. Desta forma, podemos atender a públicos de até duas mil pessoas em uma única apresentação”, completa

O Projeto Teatro Móvel Solar é uma realização do Grupo Teatro Aberto, da BERTHI Produção e Arte e do Governo do Estado de São Paulo, contando com o patrocínio da Usiminas através do Programa de Ação Cultural (ProAC), apoio do Instituto Cultural Usiminas e da SS Solar, apoio institucional do Ideal – Instituto para o Desenvolvimento de Energias Alternativas na América Latina e da Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, apoio operacional da Exsergia e apoio local da Prefeitura Municipal de Cubatão através das Secretarias de Cultura e Educação.

Para a diretora do Instituto Cultural Usiminas, Penélope Portugal, o projeto exerce um importante papel na comunidade, levando lazer e cultura de forma gratuita. “Valorizamos essa iniciativa e temos alegria em patrocinar ações como esta. O acesso à cultura é um dos fatores fundamentais na construção da cidadania”, afirma.

Programação

O Teatro Móvel Solar oferece programação diversificada: personagens da tradição oral brasileira, músicas do cancioneiro popular, gagues de palhaços, interação com o público em oficinas educativas e valorização da cultura local com os artistas da cidade, além de trazer a mensagem da sustentabilidade como um compromisso de todos.

As atividades não se restringem apenas ao local onde o contêiner-teatro estaciona. Assim como faz o circo em sua chegança, os artistas realizam cortejos pela cidade e intervenções nas escolas públicas um dia antes, com brincadeiras e informações sobre a programação. Depois, o contêiner se transforma em palco para as apresentações gratuitas e abertas ao público.

A programação é gratuita e livre para todas as idades, confira:

Local: Conjunto Residencial Rubens Lara (frente ao CRAS) – Jd. Casqueiro, Cubatão/SP.

DIA 06 de ABRIL – sexta-feira (A chegança dos artistas)

9h00 às 16h30 – CORTEJO DE CHEGANÇA DOS ARTISTAS NAS ESCOLAS

17h00 –  CORTEJO DE CHEGANÇA DOS ARTISTAS NO CONJUNTO RESIDENCIAL

DIA 07 de ABRIL – sábado (As apresentações na praça)

14h00 – OFICINA “CONFECÇÃO DE BONECOS BRINCANTES”

15h30 – TEATRO “SESSÃO SOLene”

17h00 às 19h00 – APRESENTAÇÕES DOS ARTISTAS DA CIDADE (17h00 Música com Projeto Tocando em Frente; 17h30 Ballet com o Grupo Primeiros Passos; 18h00 Espetáculo de Teatro “Os Músicos Saltimbancos”)

19h00 – VÍDEO

19h30 – TEATRO “DE SOL A SOL”

Sinopses:

CORTEJO DE CHEGANÇA 

A Caravana Teatro a Bordo se reúne na praça da cidade com sua trupe de artistas e faz um cortejo pelas escolas e ruas da cidade para convidar o público a participar das jornadas de atividades gratuitas.

 

BONECOS BRINCANTES

Oficina Educativa. Duração de 90min.

De maneira descontraída e para todos os públicos, os oficineiros ensinam como fazer um boneco brincante de forma artesanal, utilizando materiais recicláveis como papelão, tampinhas de garrafa plástica, além de cordas e tecidos. Ao final, uma história coletiva com os bonecos confeccionados será criada e encenada junto a todos os participantes da oficina.

 

SESSÃO SOLene

Circo. Duração de 45min.

Um apresentador e dois palhaços fazem uma Sessão SOLene de abertura brincando com o público e contemplando o pôr do sol.

 

DE SOL A SOL

Espetáculo de teatro. Duração de 60min. Com Grupo Teatro Aberto.

Em um misto de ficção e realidade, De Sol a Sol conta as aventuras vividas por uma trupe de artistas a bordo de seu contêiner, traçando rotas por terras, trilhos e mares. 


Categorias: Destaques, Notícias, Releases