Usiminas

Sustentabilidade, esporte e arte: Prancha Ecológica chega a Santos e Praia Grande

24/01/2023

Com patrocínio da Usiminas, o projeto busca conscientizar sobre a importância do meio ambiente com palestras e práticas com materiais de reciclagem     

O projeto Prancha Ecológica chega a Santos e Praia Grande para uma série de ações que unem sustentabilidade, esporte, lazer e arte. Com o patrocínio da Usiminas via Lei Federal de Incentivo ao Esporte e apoio do Instituto Usiminas, a iniciativa, realizada pela Associação Eco Garopaba, tem a missão de conscientizar as pessoas a respeito da necessidade de preservação do meio ambiente, da correta destinação dos resíduos, da redução na produção diária de lixo e da reutilização de materiais por meio da reciclagem.     

      

E não para por aí. O “Prancha Ecológica”, que já passou por Guarujá, incentiva o esporte e a inclusão social a partir da prática do Surf, Stand Up Paddle e Bodyboard.   

      

Praia Grande, Santos e São Vicente receberão atividades do projeto entre os dias 29 de janeiro e 4 de fevereiro. A programação contará com palestras sobre sustentabilidade para instituições e comunidade, orientações para confecção de pranchas com garrafas pet, além de um bate-papo sobre educação ambiental, limpeza nas praias e muita prática do esporte. Parte do lixo coletado nas praias será transformado em obras de arte com significados e reflexões.     

   

Aberto ao público geral, o projeto oferece atividades gratuitas. Para participar, os interessados devem se cadastrar através do formulário virtual, no link https://forms.gle/AR7fA1iGrbubabw56, ou presencialmente no dia do evento.    

 

     

Jairo Lumertz, um dos idealizadores do “Prancha Ecológica” ao lado da esposa Carolina Scorsin, destaca a importância de aliar esporte, educação e sustentabilidade. “A prancha se torna uma ferramenta para falar sobre os problemas que o lixo vem causando em nosso planeta. Incentivamos a prática ao esporte, a preservação da natureza e capacitamos multiplicadores para dar continuidade ao projeto”, explica.     

      

Para a diretora do Instituto Usiminas, Penélope Portugal, a iniciativa tem grande sinergia com a atuação da empresa na área de Responsabilidade Social. “É uma satisfação apoiar um projeto que incentiva a prática esportiva, promovendo saúde e bem-estar com um olhar atencioso para o meio ambiente. Propósitos que são alguns dos pilares da nossa agenda ESG para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Social (ODS) da ONU. É um projeto que beneficia ativamente a comunidade de várias formas”, afirma.     

      

Sobre o projeto     

O projeto Prancha Ecológica nasceu em Garopaba (SC) e está completando 10 anos. O casal Jairo Lumertz e Carolina Scorsin leva o trabalho pelo Brasil, conscientizando as pessoas sobre a importância de cuidar do meio ambiente de uma forma simples e didática. As ações já foram realizadas em 17 estados para mais de 60 mil crianças. Mais de 30 mil garrafas plásticas, que estavam poluindo o meio ambiente, foram transformadas em pranchas de Stand Up, Surf e Bodyboard.   

  

Confira a programação completa:   

   

PRAIA GRANDE   

Dia 29 de janeiro: Evento com associação de surf feminino na praia | Escola de Surf Alex Orelhinha, a partir das 9h | Local: Av. Pres. Castelo Branco, s/n   

   

Dia 30 de janeiro: Escola de Surf Alex Orelhinha, a partir das 10h | Local: Av. Pres. Castelo Branco, s/n   

   

3 de fevereiro: Arena Esportiva, a partir das 10h | Local: Avenida Presidente Castelo Branco, localizada entre a Praça Lions e Rua Leblon 

   

SANTOS   

Dia 31 de janeiro: Escola de Surf Radical, a partir das 8h | Local: Posto 2, Praia da Pompeia   

   

1º de fevereiro: Escola de Surf do Picuruta Salazar, às 15h | Local: Parque Roberto Mario Santini, na Praia do José Menino 

   

2 de fevereiro: Escola 013 Longboard a partir das 9h | Local: Entre o Canal 1 e o Posto 2 

   

4 de fevereiro: Das 10h às 13h | Local: Praça em frente ao Aquário Municipal   

   

SÃO VICENTE   

1º de fevereiro: Escola de Surf Radical, das 9h às 11h | Local: Alameda Paulo Gonçalves, 61 – Ilha Porchat 


Categorias: Destaques, Notícias, Releases