Usiminas

Setembro é mês de literatura e cultura com a Flit 2019

16/09/2019

 

Entre os dias 16 e 22 de setembro, a avenida do Povo vai reunir o mundo mágico dos livros em uma semana de atrações que envolvem shows infantis, contação de histórias, peças teatrais e oficinas

O mês de Setembro chegou com uma programação recheada de cultura e diversão na edição 2019 da Feira de Literatura Infantil de Taubaté (Flit). Entre os dias 16 e 22 de setembro, a avenida do Povo vai reunir o mundo mágico dos livros em uma semana de atrações que envolvem shows infantis, contação de histórias, peças teatrais e oficinas. Também estão programadas sessões de autógrafos com autores nacionais e locais e mesa-redonda discutindo temas ligados à literatura infantil. Serão 14 editoras oferecendo o melhor da literatura infanto-juvenil nacional e internacional.

Criada e executada pela Prefeitura de Taubaté, a feira este ano tem a empresa ADV Produções como curadora, ficando a coordenação geral a cargo da produtora cultural Amália De Vincenzo. A Flit 2019 conta com o patrocínio oficial das empresas Usiminas e EDP São Paulo por meio do Programa de Ação Cultural (ProAC).  A Flit também conta com o apoio do Instituto Usiminas, CBL (Câmara Brasileira do Livro), ABC Transportes, CCR Nova Dutra, Net e Oscar Calçados.

Visconde

O nobre sabugo de milho da imaginação lobateana é quem dá o tom da feira deste ano. O tema “Visconde de Sabugosa – da biblioteca da Dona Benta para a Flit 2019”, foi explorado pelas escolas da Rede Municipal de Ensino de Taubaté. Uma das atividades, por exemplo, foi a “Tabuada Sabugosa”, realizada entre os meses de abril e maio de 2019 com a participação de 2.363 alunos, possibilitando a oportunidade de conhecer e aprender a tabuada, utilizando-a para desenvolver habilidades cognitivas ligadas à matemática. Outra atividade é um concurso de soletrar, cuja grande final será na feira, dia 18 de setembro. 

O fechamento deste trabalho é a participação diária de mais de 800  alunos nos períodos da manhã e da tarde, principalmente da zona rural e de bairros periféricos, que são levados em vans e ônibus para a avenida.

 Os alunos, como nos anos anteriores, participarão de teatros,  contaçãode histórias e oficinas. As demais escolas da cidade e região que também quiserem ir de excursão à feira devem enviar um email para flit.taubate@gmail.com, para que sejam recebidos com o máximo de conforto possível.

Programação

A programação da Flit 2019 dura o dia inteiro e traz como diferencial a Realização de oficinas artísticas e literárias. As atividades acontecem todos os dias, são abertas ao público em geral e incluem a criação de livros, slimes e origamis. Lançamentos de livros e tardes de autógrafos embalam a programação. Entre os jovens autores que estarão presentes, destaque para o estudante Kevin Moreira (livro Jogo de Amar) e Anderson Lima (o Bento do DPA).

As noites da Flit vão ser embaladas por sucessos como O Mundo de Bita e o Trem da Alegria, além de Rafinha Acústico e banda e outras atrações. Na praça de alimentação “Tia Anastácia” ficam diversificados food trucks, com os mais diversos tipos de comidas, lanches e sobremesas para os visitantes. 

A programação completa você confere abaixo ou no site www.flit.taubate.sp.gov.br. Acompanhe também nossa página do Facebook www.facebook.com/feiradeliteraturainfantildetaubate /.

Confira abaixo as atrações da Flit 2019:

SEGUNDA-FEIRA | 16/09
TERÇA-FEIRA | 17/09
QUARTA-FEIRA | 18/09
QUINTA-FEIRA | 19/09
SEXTA-FEIRA | 20/09
SÁBADO | 21/09
DOMINGO | 22/09
OFICINAS E EXPOSIÇÕES

Categorias: Destaques, Notícias, Releases