Usiminas

Segunda rodada de atrações do Projeto Pedra Mole Estação das Artes recebe 250 estudantes

17/04/2023

Visitas guiadas ao bem tombado visam promover educação patrimonial com escolas e comunidades

A centenária Estação Pedra Mole recebeu mais 250 estudantes na segunda rodada de visitas guiadas do projeto Pedra Mole – Estação das Artes 2023, realizadas nos dia 4 e 5 de abril. Famílias e estudantes das instituições de ensino Centro Educacional Souza Ribeiro Cesor, escolas estaduais Eng. Márcio Aguiar da Cunha e Maurílio Albanese e Colégio Tiradentes participaram do segundo ciclo de visitas.  

A iniciativa é viabilizada com o patrocínio da Usiminas e apoio do Instituto Usiminas, realizada pelo Grupo Teatral Boca de Cena, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

As próximas visitas serão realizadas nos dias 3, 4 e 6 de maio; e 6 e 7 de junho, com sessões às 9h e às 14h. Nesta caminhada, a intervenção Retrato de Trem narra as vivências de um em torno da construção da Estação Ferroviária de Pedra Mole. No elenco Bárbara Pavione, Cláudio Oliver, Daniela Alves, Luis Yuner e Mari Antonacci, com direção artística de Claudinei de Souza e direção geral de Marilda Lyra.

No dia 6 de maio, a visita vai contar com o workshop Encontro com a Memória, ministrado pela historiadora e produtora cultural Leila Cunha, voltado para educadores e demais interessados em conhecer e multiplicar a história do Patrimônio Cultural de Ipatinga. A proposta é inspirar outras práticas pedagógicas que possibilitem a valorização e conscientização sobre a importância de nossas raízes para a preservação histórica e fortalecimento das nossas identidades. 

O calendário de atividades vai até outubro deste ano e conta com visitas guiadas, oficina de educação patrimonial e um concurso de redação. Toda programação é realizada nas Ruínas da Estação Pedra Mole, localizada no bairro Cariru. 

 

SERVIÇOS

Projeto Pedra Mole – Estação das Artes

Visitas Guiadas: 3, 4 e 6 de maio | 6 e 7 de junho

Horários: 9h e 14h

Workshop Encontro com a Memória

6 de maio, 14h

Local: Ruínas da Estação Pedra Mole (Avenida Itália, entre o bairro Cariru e Castelo)

Agendamento prévio para visitas guiadas e workshop via WhatsApp 97148-0422, de

segunda a sexta, de 08h às 18h.


Categorias: Destaques, Notícias, Releases