Usiminas

Santos Criativa Festival Geek recebe 75 mil pessoas

20/11/2019

 

A 3ª edição do evento ofereceu shows musicais, feiras, exposições de quadrinhos, campeonatos de videogame, entre outros

 

Realizado em Santos (SP) durante os dias 14 a 17 de novembro de 2019, o Criativa Santos Festival Geek foi patrocinado pela Usiminas por meio do Programa de Ação Cultural (ProAC), reuniu um público de 75 mil pessoas e contou com atrações dedicadas a todos segmentos de entretenimento, boadgames, campeonatos de videogames, apresentações de cosplayers, quadrinhos e shows musicais. Ao todo foram realizadas 114 atividades, sendo o destaque desse ano a participação Carlos Villagrán, o Kiko do famoso seriado Chaves.

A principal estrela desta 3ª edição será o comediante mexicano Carlos Villagrán, o Kiko, presente em dois dias do evento, fazendo a alegria de fãs do seriado Chaves de todas as idades. Além da atração internacional, o Santos Geek ganhou novas áreas este ano.

A Doca do Valongo, na Rua Tuiuti, 26, e o Arcos do Valongo e Museu Pelé foram centro das principais atrações do evento. Um dos atrativos do novo local será o espaço Minas Nerd, uma iniciativa formada por mulheres da Cidade que produzem e consomem literatura, games, quadrinhos e tudo que engloba a cultura pop em geral.

O festival reforça a ligação da Cidade com o universo geek. Em ranking divulgado em maio deste ano pela Amazon Brasil, Santos foi considerado o quarto município mais nerd/geek do País. A lista – com dados da varredura nas transações de cidades com mais de 100 mil habitantes – considerou a base per capita e as compras de livros, e-books, quadrinhos, brinquedos e games dos universos Star Wars, Game of Thrones, Harry Potter, Marvel e DC, entre outros assuntos relacionados à cultura nerd, no período entre abril de 2018 e abril de 2019.

Somando-se ao estudo da Amazon, a cultura geek na Cidade se faz presente durante todo o ano, em eventos como a Santos Comic Expo, o Anime Santos Geek Fest, Palafita Con e o Nerd Cine Fest, além de exposições, lançamento de jogos e encontros promovidos na Gibiteca Municipal Marcel Rodrigues Paes (Posto 5 – Praia do Embaré), uma das únicas gibitecas públicas ainda em funcionamento no Brasil. Santos também é destaque nas produções audiovisuais. Em 2015, o município recebeu o título internacional de Cidade Criativa da Unesco, na categoria Cinema, tornando-se o único na América Latina com esse reconhecimento. Em 2020, a Cidade sediará o encontro mundial da Rede Cidades Criativas da Unesco.


Categorias: Destaques, Notícias, Releases