Usiminas

Salão do Livro Vale do Aço terá programação on-line em 2020

03/09/2020

Inédito no Brasil, Festival Takorama está entre as atrações da 13ª edição do evento

 

que conta com patrocínio da Usiminas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura

A 13ª edição do Salão do Livro Vale do Aço chega com diversas atrações culturais gratuitas para o público a partir do dia 25 de agosto, desta vez inteiramente on-line, em atendimento às determinações de isolamento social. O evento conta com o patrocínio da Usiminas e apoio do Instituto Usiminas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. A programação virtual será disponibilizada durante seis meses, até janeiro de 2021, e já pode ser acessada pelo site www.salaodolivrovaledoaco.com.br.

O Festival Takorama, tradicionalmente realizado em Paris, na França, será uma das principais atrações do Salão do Livro Vale do Aço. Inédito no Brasil, o festival internacional on-line de filmes infantis é promovido pela Associação Internacional Films pour Enfants (filmes para crianças), com o patrocínio da Comissão Nacional Francesa da Unesco.

Por meio de uma plataforma on-line, o Festival Takorama pretende levar educação cinematográfica e artística para  crianças e adolescentes de todo o país, começando pelo Vale do Aço, com filmes selecionados sob a curadoria de pedagogas especializadas. Atividades escolares também serão disponibilizadas para serem feitas em casa, reforçando o conteúdo e o contato com os professores durante o período do isolamento social.

Os curtas-metragens do festival abordam a solidariedade, assunto que vai ao encontro do tema da 13ª edição do Salão do Livro Vale do Aço: “Paz nas Escolas”. Com atrações virtuais disponibilizadas paralelamente aos filmes do Festival Takorama, o Salão pretende incentivar uma reflexão sobre o respeito, a tolerância, e iniciativas de combate ao bullying.

Para a produtora executiva do evento, Cibele Teixeira, o maior desafio do Salão do Livro é acolher o público que espera pelo evento anualmente. “Enquanto aguardamos o evento presencial, estamos trazendo um universo literário e cinematográfico virtual, que poderá ser acessado por meio do nosso site, que está de cara nova. Trata-se de um conteúdo riquíssimo, que queremos levar aos estudantes e às famílias que sempre marcaram presença no nosso Salão”, revela.

Segundo a diretora do Instituto Usiminas, Penélope Portugal, o Salão do Livro Vale do Aço no formato virtual reforça as atrações que o Instituto Usiminas tem levado para o público, por meio das suas redes sociais. “O Salão é um evento muito querido e esperado por todos. Assim como temos nos esforçado para levar atrações culturais on-line diariamente, vamos fazer mais esta edição do evento ser especial como sempre”, declara.

Programação interativa

Sob o tema “Paz nas escolas”, a reflexão proposta pelo Salão do Livro Vale do Aço será direcionada pelo projeto “Plante Amor nas Escolas”, do artista plástico e curador do 13ª edição do evento, Rafa Mattos. O artista, que participou da edição de 2019 com ações em escolas públicas de Timóteo, Revés do Belém e Coronel Fabriciano, volta ao evento provocando o debate sobre o amor ao próximo com o objetivo de combater o bullying.

Para isso, Rafa vai comandar o concurso via twitter “Paz nas Escolas em 250 caracteres”. Todos os estudantes estão convidados a participar usando de muita criatividade para falar sobre seus pensamentos, experiências, ideias e um novo jeito de retornar ao ambiente escolar, tornando-o agradável de frequentar, possibilitando o encontro de novos amigos e mais aprendizado. Tudo de forma bem objetiva e criativa. O regulamento está disponível no site www.salaodolivrovaledoaco.com.br.

Também integram a programação a palestra “Isso não tem graça”, do Grupo Girino; e a oficina de Musicalização com o Grupo Pé de Sonho, ambos de Belo Horizonte. As atrações serão transmitidas pelo canal do Salão do Livro no Youtube e também vão complementar o debate e o concurso de melhor tuíte.

Feira do Livro Virtual

A tradicional Feira de Livros do Salão do Livro Vale do Aço também será virtual. Com a participação de 18 editoras de todo o país, serão disponibilizadas obras a preços especiais, que poderão ser adquiridas compras online. Cerca de 600 obras estarão disponíveis para venda. Como de costume, também serão realizados lançamentos de livros de escritores, porém, por meio de Lives, que também nos permitirá interagir com o público.

Acompanhe nossa programação pelas redes sociais e site do Salão do Livro Vale do Aço:

www.salaodolivrovaledoaco.com.br

Facebook: @salaodolivroipatinga

Instagran: @salaodolivrova

Twitter: @salaodolivro_va

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCgVz3gGCaQsPgPBeFBze7-A

 

Siga! Curta! Compartilhe!

 


Categorias: Notícias