Usiminas

Salão do Livro chega a Ipatinga em maio

10/05/2016

Flora-Manga_Nilmar-Lage-(2)

Patrocinado pela Usiminas e Cenibra, maior evento literário do leste mineiro terá como novidade neste ano a realização do 1º Seminário de Literatura

O Salão do Livro Vale do Aço chega a Ipatinga entre os dias 18 e 22 de maio com uma programação cultural diversificada e gratuita. Realizado no Centro Cultural Usiminas, em Ipatinga, a edição 2016 do maior evento literário do leste mineiro traz espetáculos teatrais, oficinas, contação de histórias, exposições e a tradicional feira de livros, com lançamentos e debates. O objetivo é incentivar o hábito de leitura e contribuir para a aproximação de crianças, jovens e adultos com o mundo da literatura.

Este ano, excepcionalmente, o Salão do Livro será uma continuidade da programação da nona edição do evento, com a realização do 1º Seminário de Literatura do Salão do Livro Vale do Aço. Estruturado em três mesas-redondas, os debates vão abordar três linhas de estudo: o pensar, o ensinar e o fazer. O seminário será realizado de 18 a 20 de maio, a partir das 19h, no Teatro do Centro Cultural Usiminas. A programação é voltada para educadores, estudantes e público em geral.

Segundo a coordenadora do Salão do Livro, Cibele Teixeira, o objetivo é contribuir com a capacitação dos professores e incentivar ainda mais a participação dos profissionais da educação de Ipatinga e municípios vizinhos no evento. “Vamos trazer importantes nomes da literatura regional e nacional, pesquisadores envolvidos no estudo da leitura, das práticas educativas construídas em diálogo com a literatura e da formação do leitor. Também teremos profissionais que trabalham com foco na literatura infantil e juvenil para discutir o papel da literatura no processo de educação e inclusão do indivíduo na sociedade”, detalha a produtora do evento.

O Seminário de Literatura do Salão do Livro Vale do Aço terá como convidados o antropólogo e educador Tião Rocha, a escritora e presidente da Câmara Mineira do Livro, Rosana Mont’Alverne, e a escritora Elizete Lisboa na primeira mesa-rendoda, no dia 18 de maio. A presidente do Instituto Cultural Goiás Lê Mais, Maria Luiza Bretas; o premiado escritor e jornalista Leo Cunha; e a consultora literária Heloisa Davino são presenças confirmadas no segundo dia do seminário, 19 de maio. Na sexta-feira, 20 de maio, a ilustradora Marilda Castanha, a representante da Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, Eliani Gladyr, e a contadora de histórias Beatriz Myrrha encerrarão a semana de debates.

Programação cultural

Durante o final de semana, dias 21 e 22 de maio, o Salão do Livro promoverá uma programação de Contadores de Histórias, reunindo os principais contadores de Minas Gerais. Os escritores e educadores Rosana Mont´Alverne, Beatriz Myrrha e Pierre André são atrações confirmadas. Intervenções artísticas e oficinas para toda família também integram as atividades do Salão.

Outra importante iniciativa é o sorteio de vales-livros, no valor de R$ 10, para os alunos das escolas agendadas nas atividades do evento, participantes do Seminário de Literatura e das oficinas. Os vales-livros poderão ser utilizados para compra de títulos na feira de livros, que reunirá cerca de 10 editoras de renome no estado.

Salão do Livro

O projeto surgiu de uma parceria entre Usiminas e Câmara Mineira do Livro, apoiadora institucional, para promover a interiorização da iniciativa, bem como democratização da literatura e da cultura.  Conta com o patrocínio da empresa para realização da programação cultural e da Feira do Livro, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

Em 2016, o Salão do Livro Vale do Aço ganha força com a participação da Cenibra como patrocinadora do 1º Seminário de Literatura, através da Lei Rouanet – Lei Federal de Incentivo à Cultura. O evento tem como apoiadores locais a Superintendência Regional de Ensino de Coronel Fabriciano (SRE-MG), as prefeituras de Timóteo e Ipatinga, a Fundação Aperam, o Shopping Vale do Aço e o Instituto Cultural Usiminas.

SERVIÇO

Salão do Livro Vale do Aço 2016

18 a 22 de maio | quarta a sábado, 8h às 22h, e domingo, 9h às 18h

Centro Cultural Usiminas – Shopping Vale do Aço

Entrada franca

1º Seminário de Literatura Salão do Livro Vale do Aço

18 a 20 de maio |a partir das 19h

Inscrições gratuitas a partir do dia 25 de abril

Vagas limitadas

Informações: (31) 3344 4155 / (31) 9 9704 1709 (VIVO), de segunda a sexta-feira, das 10h às 12h e 14h às 17h.


Categorias: Notícias