Usiminas

Salão do Livro abre 11ª edição em solenidade na noite da última terça

16/05/2018


Com patrocínio da Usiminas, maior evento literário do Leste mineiro vai até o próximo domingo, dia 20, em Ipatinga e região

A 11ª edição do Salão do Livro Vale do Aço foi aberta na noite da última terça-feira (15/05), durante solenidade realizada no Teatro do Centro Cultural Usiminas. Representantes do poder público de Ipatinga, da Usiminas, de empresas e instituições da região do Vale do Aço marcaram presença no evento, que reuniu mais de 400 participantes.

Até o próximo domingo (20/05), o Salão do Livro Vale do Aço leva programação cultural gratuita para o Centro Cultural Usiminas, além de atividades em Joanésia e Timóteo. Oficinas, apresentações teatrais e musicais, exposições, lançamentos de livros, o Seminário de Educação Empreendedora do Sebrae, atividades promovidas pelo Sesc e a tradicional Feira de Livros integram a programação. O maior evento literário do Leste de Minas é promovido com o patrocínio da Usiminas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

 

Educação e sustentabilidade

O diretor de Operações da Usiminas, Roberto Maia, abriu a solenidade da 11ª edição do Salão do Livro ressaltando os benefícios do evento para as comunidades, município e empresa. “Sempre vamos dar apoio para eventos como o Salão do Livro, que estimulam o pensamento criativo de pessoas que enxergam o mundo de outra forma. Esse repensar é fundamental para que novas ideias surjam. Acreditamos que é através de artesãos como Leo Piló que vamos, cada vez mais, repensar o mundo e torná-lo cada mais aprazível para as futuras gerações”, declarou Roberto Maia.

Em seu discurso, a realizadora do Salão do Livro Vale do Aço, Cibele Teixeira, reforçou o papel do evento em promover a literatura e ampliar o debate sobre sustentabilidade. “Todos nós somos responsáveis pelo quq está acontecendo no mundo. E se temos consciência, não podemos abandonar o planeta e deixar que a vida seja pior daqui pra frente. Vamos ensinar às nossas crianças o valor real da vida, trabalhando diariamente para repensar, reaproveitar, reciclar, recuperar e respeitar o planeta.

Precisamos nos sentir responsáveis por essa missão de defender e reinventar a vida, transformando positivamente o nosso futuro”, frisou.  

O homenageado da 11ª edição do evento, Léo Piló, engrossou o coro sobre consciência ambiental. “Um artista que ressignifica sua matéria-prima deve entender muito bem o seu momento. Eu o faço trazendo palavras que permitam levar adiante uma reflexão sobre como podemos mudar o mundo com nossos atos. Pensem em: preservação, reciclagem, respeito, atitude, reduzir, mudança, recursos naturais, ética, visibilidade, democracia”, enumerou Piló.

A cultura do empreendedorismo na Educação foi o tema abordado pela analista técnico do Sebrae Larissa Mafra durante a abertura solene. O Sebrae traz para o Salão do Livro Vale do Aço, pela primeira vez, um seminário sobre o tema. “Para o Sebrae é uma honra fazer parte de um evento que promove a cultura, a literatura e a arte. Temos trabalhado para fazer a cultura empreendedora chegar às escolas, capacitando professores e despertar nos alunos a paixão pelo empreendedorismo. O objetivo é descobrir potenciais talentos, que podem se tornar um negócio no futuro”, detalhou.

 

VÍRUS

A performance “Vírus” criada pela Casa Laboratório encerrou a solenidade de abertura do Salão do Livro. Com a obra homônima do artista plástico Leo Piló e figurino de materiais recicláveis, o espetáculo convidou o público presente a se contaminar pelo vírus da sustentabilidade, criando uma grande epidemia de conscientização ambiental.

 

SERVIÇO

11º Salão do Livro Vale do Aço
16 a 20 de maio de 2018
Quarta à sexta-feira, das 8h às 22h | Sábado, das 9h às 22h | Domingo, das 10h às 18h
Inscrições para oficinas: 31 98324 4860 (Claro)
Programação completa: www.salaodolivrovaledoaco.com.br

 


Categorias: Notícias, Releases