Usiminas

Quatro atrações agitam o fim de semana no Festival de Verão

28/01/2016

foto1

Samba, comédia, musical e dança estão em cartaz neste sábado e domingo

A programação da primeira edição do Festival de Verão Vale do Aço continua movimentada e muito eclética. Neste fim de semana, do samba à dança contemporânea, o Festival vai receber artistas de várias partes do Brasil. Neste sábado (30/01), o cantor e compositor Antonio Villeroy apresenta o show “Samboleria de Bolso” no Teatro do Centro Cultural Usiminas, às 20h, e no Teatro Zélia Olguin, “Jurema, a Noiva encalhada” é a atração da noite. Já no domingo, o espetáculo musical “Minas São Muitas” está em cartaz no Teatro do Centro Cultural Usiminas, às 20h. E para fechar o fim de semana, o espetáculo de dança contemporânea “Da Carne ao Corte”, se apresenta no Teatro Zélia Olguin, às 20h.

O fim de semana no Festival de Verão começa com o cantor, compositor e produtor musical, Antonio Villeroy, um dos autores brasileiros mais gravados na atualidade. Depois de Lupicínio Rodrigues é o gaúcho com o maior número de gravações na história da MPB. Além de seus  próprios discos, suas canções podem ser ouvidas nas vozes de artistas como Ana Carolina, Gal Costa, Ivan Lins, Luiza Possi, Maria Bethânia,  Maria Gadú, Mart’nália, Moska, Preta Gil, Seu Jorge, Zizi Possi, John Legend, Chiara Civello, Mario Biondi, Jesse Harris e muitos outros grandes nomes nacionais e internacionais.

No show “Samboleria de Bolso”, Antonio Villeroy mostra o repertório de seu novo disco e sucessos de sua carreira, acompanhado por Marquinhos Fê, considerado um dos melhores bateristas do Brasil na atualidade. No repertório, além de músicas do disco novo, como “Ponto com e Sem”, (parceria com Moraes Moreira), “Uni Duni Tê” (parceria com João Donato), “Te Vês Tan Bien” (parceria com o colombiano Jorge Villamizar) e a canção título “Samboleria”, Antonio apresenta alguns hits de sua carreira, como “Recomeço”, “Pra Rua Me Levar”, “Sinais de Fogo”, “Amores Possíveis” e “Una Loca Tempestad” (em espanhol) e também canções ainda sem registro fonográfico, como “Bicudinho” e “De Leve na Neve”.

Comédia

Na comédia, “Jurema, a Noiva Encalhada”, o público vai dar boas risadas com a noiva que retrata experiências amorosas, situações curiosas e engraçadas. Após ser internada em um hospício, Jurema vai participar de uma terapia para os supostos loucos e a diversão está garantida.

foto2

Homenagem a Minas

Domingo o público vai fazer uma viagem pelas riquezas de Minas, no espetáculo “Minas São Muitas”, da Cia. Lumieira. No palco, três artistas com seus instrumentos de corda, sopro e percussão conduzem o público com contação de causos, estórias e música e o colocando em contato direto com o “universo inventado” da vida, morte, o desconhecido e o amor impossível.  O espetáculo ressalta os valores culturais de Minas Gerais construídos na delicadeza e diversidade cotidiana, tão presente na história das pessoas. A apresentação é feita em formato acústico para valorizar a sonoridade da voz, e o som dos instrumentos.

Dança contemporânea

O espetáculo “Da Carne ao Corte” promove uma reflexão no público com o jogo do “bicho homem”, cortando a própria carne para se tornar gente. O Grupo Hibridus  utiliza a dança para falar da negação da identidade, dos desejos e instintos em prol da sociedade. Da carne ao corte, como um bovino que deixa de ser criatura e passa a ser criação. A divisão do ser em partes: coração para a família, braços para o trabalho e cabeça para os desejos.

Serviço

Os ingressos custam R$ 15 antecipado, até duas horas antes do espetáculo e podem ser adquiridos nos seguintes postos de vendas: Centro Cultural Usiminas, Teatro Zélia Olguin e loja Ôla Sports, no Centro de Ipatinga. Pela internet, os ingressos estarão à venda no site www.ingressorapido.com.br. Realizado do Instituto Cultural Usiminas, o Festival de Verão oferece até o dia 21 de fevereiro várias atrações, entre espetáculos de música, dança, teatro e oficinas gratuitas. Confira a programação no site: www.institutousiminas.com ou pelo aplicativo Teatro Brasil.

Estacionamento

O Centro Cultural Usiminas informa que o público que comparecer aos espetáculos estarão isentos de pagamento de estacionamento no Shopping Vale do Aço, por até três horas. Para comprovar, após sair do teatro basta apresentar o ingresso no guichê de pagamento de estacionamento. Mais informações: 31.3822.3031.

Oficina gratuita no sábado

Neste sábado (30/01), a ilustradora Fernanda La Noce vai comandar a oficina “Carimbadores da Alegria”, às 16h, na tenda da Biblioteca Central de Ideias, montada no Jardim Externo do Centro Cultural Usiminas. A proposta da oficina é servir de introdução ao universo das possibilidades gráficas do desenho e da estampagem com o objetivo de elaborar pequenos cartões ilustrados a partir da técnica da investigação de marcas gráficas e da construção de carimbos artesanais feitos com materiais alternativos.

Fernanda La Noce é ilustradora, formada em Design Gráfico pela UEMG (Universidade Estadual de Minas Gerais), especialista em Arte/Educação pela UnB (Universidade de Brasília), onde é professora no curso de Licenciatura em Artes Visuais. Para participar, não é necessário inscrição prévia. Basta comparecer ao espaço.


Categorias: Notícias