Usiminas

Projeto “Som, Câmera e Ação” chega a Itatiaiuçu e a Itaúna com patrocínio da Mineração Usiminas

29/08/2022
Oficina de cinema é voltada a público com idade a partir de 45 anos e inscrições vão até 5 de setembro

 

O projeto Som, Câmera e Ação lança sua primeira edição e abre inscrições para oficinas de cinema. A iniciativa, que será realizada em setembro em Itatiaiuçu e Itaúna, vai selecionar, em cada cidade, oito pessoas com mais de 45 anos, para participarem da produção de um filme de curta-metragem. As inscrições podem ser feitas por meio de formulário on-line no Instagram @somcameraeacao, até o dia 5 de setembro ou presencialmente, nos locais das oficinas. Não é preciso ter experiência em cinema ou saber manusear os equipamentos.

 

As atividades em Itatiaiuçu estão agendadas para o período de 15 a 18 de setembro, na Associação dos Artesãos e Produtores Caseiros de Itatiaiuçu e Região, Acirpa. Em Itaúna, o Centro de Convivência do Idoso, CCI, será a sede das oficinas, entre os dias 22 e 25 de setembro.

 

Por meio da iniciativa, os participantes farão uma imersão no audiovisual, vivenciando coletivamente todas as etapas de realização de um filme, da concepção de uma ideia à escrita do roteiro, produção e gravação, com orientação do cineasta Cris Azzi. Após a oficina, o projeto retorna à cidade para exibir o filme realizado em um cinema ao ar livre.

 

“O Som, Câmera e Ação busca ofertar uma nova experiência a adultos e idosos, despertando o interesse pelo audiovisual, pela cultura das comunidades visitadas e pela vivência dos participantes. Os filmes são realizados a partir de um processo de investigação sobre o patrimônio cultural, seja material ou imaterial, da localidade em que estamos atuando. Tudo é realizado coletivamente e com escuta dos participantes”, conta Gilberto Scarpa, coordenador do projeto.

 

O projeto Som, Câmera e Ação é viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura com patrocínio da Mineração Usiminas, realização do Instituto Morada Vivas, com apoio do Instituto Usiminas, Prefeitura de Itaúna e Acirpa.

 

Serviço


Oficina de cinema do projeto Som, Câmera e Ação

Inscrições: até 05/09, segunda-feira, por meio de formulário on-line no Instagram @somcameraeacao ou presencialmente, nos locais das oficinas.

Realização:

Em Itatiaiuçu: de 15 a 18/9, na sede da Associação dos Artesãos e Produtores Caseiros de Itatiaiuçu e Região, Acirpa (Rua Fernão Dias, 530 – Pio XII – entrada de Itatiaiuçu);

Em Itaúna: de 22 a 25/09, no Centro de Convivência do Idoso, CCI (R. Prof. Francisco Santiago, 198 – Centro)

Mais informações pelo WhatsApp: (31) 9 8357-8617


Categorias: Notícias, Releases