Usiminas

Projeto Saúde Para Todos fortalece o atendimento de moradores de Itaúna e região

12/05/2022
Com o patrocínio da Mineração Usiminas e realização da Apae, iniciativa amplia atendimento de qualidade para pessoas com deficiência intelectual e múltipla

Uma sala que possibilita criar estímulos para pessoas com deficiência intelectual e múltipla, com o objetivo de oferecer ganhos na condição física e motora. Essa é uma das ações desenvolvidas no projeto “Saúde para Todos: ampliação do acesso à saúde colocando em prática o princípio da universalidade”. A iniciativa é realizada pela Apae de Itaúna, com o patrocínio da Mineração Usiminas e apoio do Instituto Usiminas, por meio do Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência Pronas/PCD, do Ministério da Saúde.

Na última semana representantes da Mineração Usiminas e do Instituto Usiminas foram conhecer a sala de integração sensorial na Apae de Itaúna e acompanhar as atividades desenvolvidas pelo projeto, que em média realiza 440 atendimentos mensais para a comunidade.

A gerente-geral de Sustentabilidade da Mineração Usiminas, Marina Magalhães, destaca a importância de apoiar a iniciativa. “Foi uma alegria saber que a sala sensorial está pronta e sendo usada a todo vapor, com tantos equipamentos incríveis para um atendimento especializado.  O projeto vai beneficiar centenas de moradores de Itaúna e região e proporcionar uma melhoria na qualidade de vida para eles”, afirma Marina. 

Com início em março, a iniciativa ampliou os atendimentos interdisciplinares e implantou atendimentos de Terapia de Integração Sensorial, além de promover reabilitação nas modalidades física, intelectual e múltipla em crianças com Atraso no Desenvolvimento Neuropsicomotor (ADNPM) e com deficiência intelectual, múltipla e autistas.

Segundo a superintendente da Apae, Geórgia Mendonça, o projeto foi essencial para que a associação conseguisse atender a demanda de atendimentos da comunidade, que aumentou nos últimos anos. “Estávamos muito angustiados por não conseguir atender a todos. Com o apoio da Mineração Usiminas ao projeto, conseguimos ampliar os atendimentos e estamos recebendo um público de todas as idades. A construção da sala de integração sensorial é um diferencial que contribuiu para melhorar o tratamento dos pacientes”, salienta Geórgia.


Categorias: Destaques, Notícias, Releases