Usiminas

Projeto promove capacitação de artesãos de Itatiaiuçu e região

23/08/2017

Programa realizado com consultoria do Sebrae e patrocínio da Usiminas vai impulsionar o artesanato local

Os integrantes da Associação dos Artesãos e Produtores Caseiros de Itatiaiuçu e Região (Acirpa) recebem orientação profissional do Sebrae por meio do Projeto de Manutenção das Atividades da Acirpa, patrocinado pela Usiminas por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, e coordenado pela Totem Centro Gerador de Cultura, com apoio do Instituto Cultural Usiminas. A ação começou no mês se julho de se estende até o fim deste ano, orientada por consultores do Sebrae das áreas de Design e Comportamental.

A parceria entre o Sebrae e a Acirpa é fruto de várias reuniões de planejamento e sensibilização dos associados para a importância do projeto e as possibilidades de melhoria em relação às necessidades da entidade. Os artesãos recebem consultoria e oficinas de qualificação por meio do Programa Sebrae Artesanato, que pretende profissionalizar mais o trabalho feito pela Acirpa.

Após a realização de um diagnóstico junto aos associados, em julho, o projeto prevê até o fim do ano a elaboração de um catálogo de produtos, capacitação em administração da atividade artesanal, design na produção, processo de mudança, comercialização, núcleo de produção, educação financeira e mostra do artesanato local.

Oficinas

Os associados da Acirpa recebem oficinas de diversas modalidades artísticas para aprimorar a produção dos trabalhos artesanais. Neste mês, o grupo participa da oficina de Macramê que ensina técnicas de acabamento com a utilização de linhas para agregar qualidade e valor nos principais artigos produzidos pelos artesãos associados que são tapetes, redes, colchas, panos de prato, toalhas, entre outros.

A próxima oficina a ser ministrada neste semestre é de Reciclagem em Tecidos, que apresentará aos participantes novas técnicas para utilização de reciclagem de tecidos, resíduos de indústrias testeis, aplicados ao artesanato produzido pelos associados e criação de novas possibilidades de uso destes resíduos.

Parceria

A presidente da Acirpa, Vera Lúcia da Silva Guimarães Simões, destaca a importância do projeto para impulsionar o trabalho da entidade. “Os benefícios do projeto para a Acirpa e seus associados são muito importantes: promover a união, a capacidade de gestão coletiva e melhoria na produção de nosso artesanato. Com isso, queremos trazer mais artesãos para a associação e todos trabalharem juntos”, afirma.

A diretora do Instituto Cultural Usiminas, Penélope Portugal, salienta que a parceria do projeto com o Sebrae pode gerar importantes resultados para a região em diversas áreas. “Para nós, apoiar essa iniciativa é motivo de grande satisfação, pois por meio do projeto promovemos a valorização e crescimento do artesanato em Itatiaiuçu e região”, frisa.


Categorias: Notícias