Usiminas

Projeto patrocinado pela Mineração Usiminas leva aprendizado de judô e taekwondo a Igarapé e Mateus Leme

09/06/2022
“Educa na Luta” beneficia crianças e adolescentes com aulas gratuitas das duas modalidades esportivas, no contraturno escolar

As aulas inaugurais do Projeto Educa na Luta, em Igarapé e Mateus Leme foram marcadas pelo entusiasmo dos alunos e professores, presença da comunidade e importantes reflexões sobre o significado da prática de esportes associada à Educação. A iniciativa, patrocinada pela Mineração Usiminas, beneficiará 50 crianças e adolescentes de cada cidade com aulas gratuitas de judô e taekwondo, duas vezes por semana.

O projeto é realizado em Igarapé, na Escola Municipal Professora Amélia Amaral e Silva. Já em Mateus Leme, na E.M. Maria Guaraciaba Passos e no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS). Representantes da Mineração Usiminas e do Instituto Usiminas participaram das aulas inaugurais e deram boas-vindas aos alunos.

As famílias também estavam lá e, orgulhosas, assistiram e aplaudiram muito as demonstrações das lutas que as suas crianças estão aprendendo. “Eu fico muito feliz e até emocionada de ver o meu neto (João Victor, 6 anos) participando das aulas de taekwondo. Agradeço à Mineração Usiminas e a todos os envolvidos na realização do projeto por trazerem para ele e os outros alunos essa oportunidade de aprendizado”, declarou Élida Batista, de Mateus Leme.

Para o diretor-presidente da Mineração Usiminas, Carlos Rezzonico, o projeto reafirma o compromisso da empresa e do Instituto Usiminas de garantir que as comunidades onde a companhia atua sejam beneficiadas com mais acesso à cultura, à educação e ao esporte. “O Educa na Luta é uma ação efetiva de melhoria da qualidade de vida dos jovens lutadores e suas comunidades, além de ser um degrau importante na escalada pela democratização das oportunidades”, celebrou o executivo.

Mais sobre a iniciativa

O “Educa na Luta” tem por objetivo incentivar a prática esportiva de judô e taekwondo para crianças e adolescentes, utilizando o esporte como ferramenta de inclusão e de transformação social. As aulas também contribuem para a redução da ociosidade dos praticantes, para a diminuição de situações de risco e de vulnerabilidade social.

O projeto foi idealizado pelo Instituto Nacional de Esporte, Educação e Cultura (INEEC), com patrocínio da Mineração Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, apoio do Instituto Usiminas e das prefeituras de Igarapé e Mateus Leme.


Categorias: Destaques, Notícias, Releases