Usiminas

Projeto oferece aulas de ginástica gratuitas em Cubatão

18/05/2017

ProjetoGinasticaGratuitasEmCubatao

Jovens atletas que treinam ginástica rítmica, com apoio da Usiminas, são premiadas no Troféu Metropolitano de Ginástica Rítmica

Pelo segundo ano consecutivo, a comunidade de Cubatão recebe aulas de ginástica rítmica gratuita, por meio do Projeto “Na Onda da Ginástica”, desenvolvido pela Liga Metropolitana de Ginástica em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Cubatão, com patrocínio da Usiminas por meio da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte e apoio do Instituto Cultural Usiminas.

Desde fevereiro, 150 crianças e jovens, de 5 a 17 anos, da cidade de Cubatão, participam gratuitamente de aulas de ginástica rítmica, às terças e quintas, no ginásio do Centro Esportivo Ayrton Romero da Nóbrega, o Romerão. As alunas aprendem os princípios básicos da modalidade olímpica, que utiliza aparelhos como bola, arcos e fitas.

O presidente da Liga Metropolitana de Ginástica, Thiago Hermenegildo, afirma que a iniciativa é importante para despertar novos talentos e promover saúde. “Nosso objetivo é massificar a modalidade, ensinando os princípios básicos e depois selecionar quem mais se identificar com a ginástica rítmica para aperfeiçoar os talentos”, destaca o presidente da Liga.

Com apenas sete anos, a pequena Sarah Cristina Aguiar Silva se apaixonou pela ginástica rítmica assistindo à televisão.  “Eu gosto de tudo, passou a ser meu sonho desde que vi na TV. Eu quero ser ginasta e competir, sou muito competitiva”, conta. A mãe de Sarah, Camila Aguiar de Souza, aprova o projeto. “É uma boa oportunidade de oferecer esporte gratuito para as crianças da cidade e uma forma de incentivar o esporte. A Sarah adora e fica repetindo os exercícios em casa”, lembra.

Premiação

Os talentos revelados pelo projeto foram postos à prova no fim de abril, durante a realização do Troféu Metropolitano de Ginástica Rítmica, em Cubatão. Um grupo de 30 alunas atendidas pelo projeto, que formam a Equipe Cubatão/Usiminas teve bons resultados na competição: o 3º lugar Nível A Mirim e 2º lugar Nível B Mirim. Além disso, a equipe faturou dez medalhas de destaques.

As ginastas do projeto se apresentaram em duas categorias: Nível A – até 8 anos e Nível B – maiores de 9 anos. O troféu é organizado pela Liga Metropolitana de Ginástica e reúne equipes da Baixada Santista e São Paulo.

Apoio

A diretora do Instituto Cultural Usiminas, Penélope Portugal, ressalta que o apoio ao projeto “Na Onda de Ginástica” reforça o compromisso da Usiminas de incentivar ações que promovam o desenvolvimento cultural, esportivo e social na Baixada Santista e nas demais comunidades onde a empresa atua. “Mesmo em um cenário de muitos desafios e operando em uma nova configuração em Cubatão, a Usiminas investe em pilares sociais essenciais para a sociedade. Em 2016, investimos cerca de R$ 8,5 milhões em ações que envolveram milhares de pessoas”, destaca. Do total investido no ano passado, mais de R$ 3,2 milhões foram destinados a projetos culturais e esportivos em São Paulo, por meio de leis de incentivo estaduais.


Categorias: Notícias