Usiminas

Projeto “Na Onda da Ginástica” inicia em agosto terceiro ano de atividades em Cubatão

11/07/2019

Oferecer para crianças e adolescentes um ambiente com socialização, cooperação, solidariedade, disciplina e espírito de equipe, através do esporte. É dessa forma que pelo terceiro ano consecutivo, o Projeto Na Onda da Ginástica, oferece aulas gratuitas, das ginásticas rítmica e estética, para 120 meninas, em Cubatão.

Desenvolvido pela Liga Metropolitana de Ginástica, conta com o patrocínio da Usiminas por meio da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte. O apoio é do Instituto Usiminas, Prefeitura de Cubatão e do Sesi Cubatão, que cede o espaço onde são realizadas as aulas, duas vezes por semana. Cada aluna recebe gratuitamente reforço alimentar, material esportivo e uniforme completo.

As meninas tem total atenção de professoras de educação física, que foram atletas de alto rendimento, inclusive, com títulos internacionais. Além disso as iniciantes acompanham os treinos das alunas mais experientes, que já conquistaram grandes resultados em competições.

Durante o ano, independente do nível de cada aluna, todas participam de campeonatos. Em dezembro, tem a oportunidade se apresentarem na Gala Metropolitana, um espetáculo que reúne todas as ginastas da região. O evento é realizado em um ginásio com mais de mil espectadores.

Resultados
Melina Pontes tem 11 anos, mora no Bolsão 9 Jardim Real, está no Projeto Na Onda da Ginástica há um ano. Dedicada, conseguiu resultados importantes nas três competições que disputou. Foram cinco medalhas, sendo três de primeiro lugar em mãos livres e duas de segundo na corda.

“Está sendo uma experiência boa, faz bem para o corpo, é um esporte muito legal. Participar da Gala foi maravilhoso, minha família toda estava lá para me ver, foi emocionante. Já sei que quero a ginástica rítmica para a vida toda”, comenta Melina.

A mãe, Katlem Correa, elogiou. “É muito bom, evita que as meninas fiquem na rua e não precisamos pagar nada. Ela melhorou demais no comportamento, nas atitudes, no respeito ao próximo e até na escola. Toda a família está satisfeita, apoiamos e recomendamos esse projeto”.

Campeã Internacional
A professora do projeto, Beatriz Munhoz conquistou dezenas de títulos como atleta, entre eles, o bicampeonato Pan-americano de Ginástica Estética de Grupo. Agora professora, além de ensinar as técnicas da modalidade, compartilha suas experiências no esporte com as alunas.

“Muitas vem de áreas carentes e sem condições de pagar um clube para fazer as aulas, acho incrível fazer parte disso, é muito carinho envolvido. Levamos para campeonatos e sempre talentos são revelados. Algumas ficam depois das aulas, querem mostrar o aprenderam ou perguntar algo, tem prazer em estar aqui”, afirma Beatriz.

TURMAS
Terças e quintas
Local: Sesi – Cubatão
Av. Com. Francisco Bernardo, 261 – Jardim Casqueiro – Cubatão/SP.



Categorias: Destaques, Notícias, Releases