Usiminas

Projeto inicia aulas gratuitas de judô para jovens de Cubatão

30/06/2017

 

Mais de 80 crianças e adolescentes de Cubatão iniciaram gratuitamente a prática de judô nesta semana. Elas integram a equipe do projeto Judô Social, patrocinado pela Usiminas por meio da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte. Os atletas mirins receberam os quimonos e uniformes na última quinta-feira, dia 29, durante abertura do projeto no SESI de Cubatão.

Realizado pela Associação Atlética Desportiva São Bernardo, o projeto conta ainda com a parceria da Prefeitura de Cubatão, do Serviço Social da Indústria (SESI) e do Instituto Cultural Usiminas.

Com os filhos Guilherme, de seis, e Camila, de oito anos, praticando judô, o metalúrgico Fabrício Teixeira Fernandes destaca a importância do esporte na educação. “Minha filha começou há um ano e o judô tem contribuído muito para a disciplina, o respeito ao local do treinamento e às pessoas. Isso, sem dúvida, é levado para casa e para a escola”, diz.

Camila conta que gosta dos golpes que vem aprendendo e agora espera incentivar seu irmão. “Uma vez eu fiz uma aula com ele e gostou”, conta, tímida.

Para o coordenador de projetos do Instituto Cultural Usiminas, Pedro Andrade de Oliveira Melo, o esporte é um instrumento de desenvolvimento pessoal, inclusão social e formação cidadã.

“Não tenho dúvidas que, dos tatames daqui, formaremos novos atletas e cidadãos mais conscientes de seu papel na sociedade”, diz. “Mesmo diante de um cenário econômico muito desafiador, investimentos cerca de R$ 8,5 milhões por meio de leis de incentivo no ano passado, dentre os quais 14 projetos culturais e esportivos aqui na Baixada, em especial em Cubatão”, completou.

Segundo Júlio Cesar Jacob, gestor técnico do projeto, a iniciativa contribui para a prática esportiva de um número cada vez maior de crianças e jovens. “Um projeto de alto rendimento contempla poucas pessoas e um projeto social contempla muitas pessoas”, acrescentando que em três anos mais de 500 pessoas já foram contempladas.


Categorias: Notícias