Usiminas

Projeto Estação das Artes conduz visita guiada à Estação Pedra Mole

14/09/2021

  Com patrocínio da Usiminas, grupo Boca de Cena resgata história do bem tombado pelo patrimônio histórico de Ipatinga, apresentando ao público em visitas guiadas gratuitas

 

A primeira estação ferroviária do Vale do Aço, a Estação Ferroviária de Pedra Mole, foi fundada em 1922, às margens do Rio Piracicaba, entre os bairros Cariru e Castelo, em Ipatinga. Tombada pelo patrimônio histórico e cultural de Ipatinga, as Ruínas da Estação Pedra Mole recebem, a partir do próximo domingo (19/09), o projeto Estação das Artes, que propõe uma agenda de atividades artísticas e culturais, com visitas guiadas gratuitas, visando resgatar a memória do patrimônio cultural de Ipatinga, incentivando a comunidade conhecer parte importante da história do Vale do Aço.

 

Com a revitalização das Ruínas da Estação de Pedra Mole, em 2019, o Grupo Teatral Boca de Cena apresenta o projeto Estação das Artes com o objetivo de proporcionar ao público educação patrimonial. O projeto tem o patrocínio da Usiminas e apoio do Instituto Usiminas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

 

“As visitas serão guiadas por uma intervenção que reúne histórias, resgate de memórias, teatro e música para que o público passe a frequentar a Estação Pedra Mole e conheça este importante espaço da nossa região, que foi por anos o ponto de chegada e partidas. Também queremos incentivar o interesse pelo conhecimento dos demais bens tombados da cidade”, detalha o diretor artístico do Grupo Boca de Cena, Claudinei de Souza.

 

Segundo a diretora do Instituto Usiminas, Penélope Portugal, o projeto Estação das Artes vai ao encontro do trabalho de conservação patrimonial realizado pela Usiminas, com a parceria do Instituto Usiminas. “Essa é mais uma iniciativa que aproxima a comunidade dos patrimônios de Ipatinga e da arte, possibilitando que mais pessoas conheçam e valorizem a nossa história. A salvaguarda dos bens tombados do município feita pela Usiminas, com o apoio do Instituto Usiminas, tem sido uma importante iniciativa realizada que contribui com o resgate e valorização da memória da região”, enfatiza Penélope.  

 

Visitas guiadas

Assim como os primeiros embarques na Estação Pedra Mole, a visita guiada será conduzida pela intervenção “Retrato de trem”. O elenco traz Mari Antonacci, Bárbara Pavione, Daniela Alves, Luis Yuner e Cláudio Oliver, com direção de Claudinei de Souza. O público poderá participar das sessões da visita guiada nos dias 19 e 26/09, 10 e 24/10, 28/11 e 05/12 (domingos), às 9h e às 14h. 

 

Os participantes devem usar máscaras e manter o distanciamento de 2m dos demais visitantes durante todo o percurso da visita guiada. O agendamento gratuito pode ser feito pela Ação Educativa do Instituto Usiminas, pelo whatsapp (31) 98437.3330, de segunda a sexta, das 8h30 às 17h30.

 

Ruínas da Estação Pedra Mole

Tombadas como Patrimônio Histórico e Cultural de Ipatinga, em 30 de setembro de 1996, por meio do Decreto nº 3.575, as Ruínas da Estação Pedra Mole foram restauradas em 2019 pela Usiminas, em cumprimento do Termo de Ajustamento de Conduta firmado com o Ministério Público de Minas Gerais, com a aprovação do Conselho Municipal do Patrimônio Artístico de Ipatinga (COMPHAI). Da antiga estação, podem ser vistas as ruínas da fundação original, aliados a elementos construtivos modernos. No local, os visitantes têm a oportunidade de conhecer como funcionava uma estação de trem naquela época.

 

SERVIÇO

Pedra Mole – Estação das Artes

Visita guiada nos dias 19 e 26/09, 10 e 24/10, 28/11 e 05/12 (domingos)

Agendamento gratuito: (31) 98437.3330, de segunda a sexta, das 8h30 às 17h30.

Vagas Limitadas


Categorias: Destaques, Notícias, Releases