Usiminas

Projeto esportivo muda realidade de crianças e jovens do bairro Fabril, em Cubatão

27/03/2018

“Bola Bacana” beneficia 80 alunos com aulas de quatro modalidades esportivas

 

O esporte ensinado pelo “Bola Bacana”, projeto da Associação de Arte, Cultura e Esporte (AACE), tem ajudado a mudar a realidade de dezenas de crianças e adolescentes da rede pública de ensino de Cubatão. Além das aulas de basquete, futsal, handebol e vôlei, oferecidas gratuitamente, o projeto também promove atividades culturais, despertando nos participantes a vontade de crescer. 

As atividades do programa foram iniciadas em dezembro do ano passado. As aulas são realizadas sempre no contraturno escolar, com uma turma no período matutino e outra no vespertino, de segunda a quinta-feira. Simone Reis, assistente do projeto, conta que os primeiros meses foram dedicados ao ensino de handebol e futebol. “Tentamos mostrar não só a técnica e a prática das duas modalidades, mas também trabalhamos outros conceitos como o espírito esportivo. E o mais importante para nós é ver que o projeto está sendo bem aceito pela comunidade. Estamos conseguindo aproximar os familiares de seus filhos. Os pais têm acompanhado as atividades cada vez mais”, comenta. 

Para o coordenador técnico do “Bola Bacana”, Evandro Silveira, a inclusão do esporte na vida dessas crianças contribui muito para o desenvolvimento delas. “A prática do esporte facilita o aprendizado de conceitos básicos da vida, como saber esperar a vez, compartilhar a atenção de colegas e professores, reconhecer e incentivar o esforço e o sucesso dos companheiros e ficar feliz com as vitórias dos amigos”, destaca.

Projeto

O “Bola Bacana Cubatão” atende 80 crianças da rede pública de ensino de Cubatão e abrange a faixa etária de sete a 14 anos, divididas em duas turmas de 40 alunos cada.

A escola da rede pública participante é a EE Professor Zenon Cleantes de Moura, no bairro Fabril. As atividades são realizadas de segunda a quinta-feira, e, além da prática esportiva, o programa proporciona diversão e princípios morais para os jovens.

Este projeto é uma iniciativa da Associação de Arte, Cultura e Esporte (AACE), conta com o patrocínio da Usiminas por meio da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte e com o apoio da Prefeitura Municipal de Cubatão e do Instituto Cultural Usiminas.


Categorias: Destaques, Notícias, Releases