Usiminas

Projeto Caravana da Arte animou o público de Cubatão e Guarulhos com atrações gratuitas

05/12/2017

Praças e parques das cidades foram palco das apresentações que reuniram espetáculos e performances artísticas nas linguagens de teatro, dança, circo e música

A 1ª edição do projeto Caravana da Arte foi realizada gratuitamente em duas cidades paulistas. As primeiras apresentações aconteceram na Praça da Cidadania (20/10) e na Praça da Independência (22/10), em Cubatão. Em novembro, foi a vez do público de Guarulhos conferir as atrações, no Calçadão, Centro (10/11), e no Lago dos Patos (12/11). Considerando um fluxo itinerante de público durante as apresentações, mais de 2 mil pessoas assistiram aos espetáculos.

Inspirado no antigo teatro de feira que circulou pela Europa entre os séculos XII e XVIII, o projeto Caravana da Arte levou diferentes espetáculos para locais públicos. No formato de feiras de atrações, a programação reuniu espetáculos e performances artísticas nas linguagens de teatro, dança, circo e música. Foram oferecidos ao público 16 espetáculos, divididos em 4 feiras, sempre às sextas e aos domingos. Cada dia contou com 4 atrações diferentes.

O projeto é uma realização da Cooperativa Paulista de Teatro, Governo do Estado de São Paulo e Secretaria da Cultura, e conta com o patrocínio da Usiminas por meio do Programa de Ação Cultural (ProAC) do Estado de São Paulo e o apoio do Instituto Cultural Usiminas.

“Este projeto contribui para a formação cultural da comunidade, possibilitando à população lazer de forma gratuita e interação com diversas linguagens de arte. Acreditamos e apoiamos os processos de participação social e democratização da cultura, esporte e desenvolvimento sociocultural”, afirma Penélope Portugal, diretora do Instituto Cultural Usiminas.


Categorias: Notícias