Usiminas

Projeto “Brinquedo de Terra” tem início em Mateus Leme

01/06/2023

Com patrocínio da Mineração Usiminas, iniciativa visita escolas públicas da região e oferece oficinas de arte com pigmentos minerais

O projeto “Oficina Brinquedo de Terra: Geotintas, Arte, Identidade e Apropriação do Espaço” já está em plena atividade em Mateus Leme. Com patrocínio da Mineração Usiminas, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, a iniciativa, realizada pela Terra Cor Brasil, visita escolas públicas da região oferecendo oficinas de produção artística gratuitas e totalmente sustentáveis, com pigmentos minerais como matéria prima, para crianças entre 7 e 12 anos. 

A ação, que conta com o apoio da Prefeitura de Mateus Leme, por meio da Secretaria Municipal de Educação, percorrerá escolas do munícipio até esta sexta-feira, 2 de junho, quando o projeto encerra sua passagem pela cidade.  E as oficinas vão além. Trabalhando a cultura da utilização de pigmentos minerais coletados na região em produções artísticas, a iniciativa busca de estimular o sentimento de pertencimento e promover a convivência comunitária. Ainda aborda temas relevantes como a crise climática e as atuais alternativas de mudanças no modo de vida. 

Para Leandro Silva, diretor de uma das escolas contempladas, a reflexão sobre o meio ambiente, proposta pelo projeto por meio do contato com a arte, agrega muito ao processo de educação. “É um prazer imenso receber uma ação tão bacana como essa, que trabalha a importância do cuidado com a natureza e estimula a prática artística. Agradecemos a todos os envolvidos pela oportunidade. Estamos satisfeitos e gratos”, afirma. 

Fernanda Morais, da equipe de Comunicação e Responsabilidade Social da Mineração Usiminas, afirma que a iniciativa dialoga muito bem com os valores e a atuação social da empresa em priorizar o desenvolvimento das comunidades onde está presente. “É muito gratificante apoiar atividades que oferecem acesso à cultura e arte desde a juventude, em busca de estimular o pertencimento e fortalecer o ensinamento sobre práticas sustentáveis”, destaca.

 


Categorias: Notícias