Usiminas

Projeto Artes Visuais divulga selecionados

05/05/2022
Dos 43 artistas do Vale do Aço inscritos, 15 vão participar da iniciativa que visa a difusão da produção artística no Vale do Aço

O projeto Artes Visuais no Vale do Aço – Continuidade divulgou a seleção dos artistas visuais que vão participar de uma exposição coletiva no Centro Cultural Usiminas, em agosto deste ano, e de um catálogo virtual com o resumo da mostra realizada. Dos 43 artistas inscritos, 15 foram selecionados e serão contemplados com uma ajuda de custo no valor de R$ 2.000,00. A lista com os selecionados está disponível no site www.institutousiminas.com.

Realizado com o patrocínio da Usiminas, e apoio do Instituto Usiminas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, o projeto incentiva o aprimoramento e informação no campo das artes visuais, bem como para reconhecimento e difusão da produção dos artistas visuais do Vale do Aço. 

Em breve, os artistas selecionados vão participar de encontros com o curador geral da exposição Eduardo de Jesus para alinhamento de como será montada a mostra. Um segundo encontro com um profissional convidado da área de artes visuais também está previsto, visando o debate sobre os trabalhos a serem expostos. Os encontros serão realizados entre junho e julho.

Continuidade

A convocatória para exposição do Projeto Artes Visuais no Vale do Aço é uma sequência de ações e iniciativas, com patrocínio da Usiminas por meio do Instituto Usiminas, para ampliar o acesso à conteúdos de artistas visuais e do público em geral, desde 2005. Entre elas, exposições e oficinas que abrangem várias linguagens, seminários, palestras e bolsas de pesquisa.

Nesta etapa, o projeto Artes Visuais no Vale do Aço tem continuidade com o objetivo de ampliar o mapeamento da produção artística da região, iniciado nos anos 2018 e 2019. Durante este período o projeto realizou leituras de portfólios em encontros que possibilitaram um contato direto com uma produção autoral de artistas da região. Agora, a continuidade com a mostra de trabalhos promoverá reflexões nos âmbitos individuais e coletivos, além de ampliar o diálogo entre criadores e público.


Categorias: Destaques, Notícias, Releases