Usiminas

Projeto A Máquina do Tempo circula por oito cidades mineiras

23/03/2023

Com patrocínio da Soluções Usiminas, projeto passa por Betim e Santa Luzia, levando programação cultural diversificada e gratuita

O carroção cênico do projeto “A Máquina do Tempo – Circulação” está de volta e vai passar por Betim e Santa Luzia, de 27 a 31 deste mês, com programação cultural gratuita para toda a comunidade. Workshop de maquiagem, danças urbanas, jogos cênicos, além de contação de histórias e apresentação do espetáculo infanto-juvenil A Máquina do Tempo estão entre as atrações do projeto, que conta com o patrocínio da Soluções Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com a realização do grupo de Teatro Boca de Cena e apoio do Instituto Usiminas.
 

Ao todo, oito cidades mineiras vão receber o projeto que leva o palco itinerante em estilo medieval para praças e escolas das comunidades. Ipatinga, Santana do Paraíso, Itatiaiuçu, Itaúna, Mateus Leme e Igarapé vão receber a visita do carroção apresentando o divertido espetáculo A Máquina do Tempo. Com foco na conscientização e preservação da natureza, três cientistas malucas: Doutora Sabe Tudo, Doutora Questiona Tudo e Doutora Explica Tudo, inventam uma máquina do tempo para voltar ao passado e impedir um incêndio que devastou uma reserva florestal.
 

Segundo o diretor artístico do grupo de Teatro Boca de Cena, Claudinei de Souza, o espetáculo envolve o público em diversas situações, de forma lúdica, trazendo mensagens importantes. “A literatura de Cordel e a comédia são inspirações para um texto leve e assertivo dessa peça, com foco na preservação ambiental, promovendo interação com todos os espectadores”, destaca Claudinei. O elenco é formado por Bárbara Pavione, Daniela Alves, Mari Antonacci e Diego Martins. A direção geral é de Marilda Lyra.
 

Para contribuir com a formação de público, serão promovidos os Workshops de Maquiagem, sobre maquiagem social e cênica, mostrando truques simples para o dia-a-dia; de Jogos Cênicos, que proporciona aos participantes momentos de integração, ocupação de espaço, ritmos, entre outros; e de Danças Urbanas, que apresenta noções de ritmo, improvisação, planos de movimento e deslocamento. A programação também conta com uma contação de histórias com a atriz Daniela Alves. 

Em cada localidade o projeto atinge diretamente cerca de 1500 pessoas nas atividades desenvolvidas. 
 

SERVIÇO

SANTA LUZIA – 27 e 28 de março

Espetáculo A Máquina do Tempo

Dia 27 – Local Praça da Savassi – Bairro Palmital – às 19h30 

Dia: 28 – Local Praça Pedra Bonita – Bairro Duquesa – às 19h30 

Contação de Histórias (manhã e tarde)
Dia 27 – UMEI Antônio Gomes Damião – Rua Marília de Dirceu, 65 – Bairro Industrial Americano

Dia 28 – UMEI Carmen Lídia Diniz – Alameda de Santorini, 57 – Bairro Liberdade 

Workshop (Danças Urbanas, Jogos Cênicos, Maquiagem) 

EM Etelvino de Souza Lima – Bairro Córrego das Calçadas 
EM Luisa Rosália Diniz Kentish – Bairro Industrial Americano

BETIM – 30 e 31 de Março

Espetáculos:

Dias 30 e 31 de Março, às 19h30 – Em frente ao Teatro Municipal Newton Amaral Franco – Centro 

Contação de Histórias (manhã e tarde)
Dia 30/03/2023 – Centro Infantil Pedacinho do Céu – Bairro Betim Industrial

Dia 31/03/2023 – Centro Infantil Municipal Santo Paschoalin – Bairro Parque das Indústrias

Workshop (Danças Urbanas, Jogos Cênicos, Maquiagem)

Local: Biblioteca Pública Municipal Leonor Aguiar Batista – Bairro Angola

Dias 30/03/2023 – 8h às 11h
Dia 31/03/2023 – 14h às 17h

 

 

Categorias: Notícias, Releases