Usiminas

Programação de férias no Centro Cultural Usiminas

24/07/2017

Comunidade pode participar de atividades gratuitas oferecidas no espaço

 

O Instituto Cultural Usiminas oferece uma programação gratuita cheia de arte e diversão para incrementar o período de férias escolares com exposição fotográfica, acesso à leitura e jogos pedagógicos. Novidade no acervo do Instituto Cultural Usiminas, vários jogos pedagógicos serão disponibilizados para as famílias se divertirem no Centro Cultural Usiminas, entre os dias 25 e 29 de julho, das 10h às 21h.

Uma pequena área para brincadeiras será montada no espaço com a presença de monitores. Os jogos pedagógicos são produzidos pelo Instituto Ideias, localizado em Santana do Paraíso (MG), com reaproveitamento de sobra de MDF. O Instituto Cultural Usiminas adquiriu 34 brinquedos, de 15 modalidades diferentes e vai disponibilizá-los para a comunidade ter momentos de diversão com qualidade.

Os brinquedos são fabricados com reaproveitamento de MDF. O material ganha formas, cores e símbolos, se transformando em brinquedos que estimulam a coordenação motora, concentração, raciocínio lógico e interação para toda a família. Os brinquedos estarão disponíveis para a comunidade utilizar nesta semana, gratuitamente.

Leitura

Outra boa pedida para as férias no Centro Cultural Usiminas é a Biblioteca Central de Ideias que oferece ao público acesso gratuito à internet e a um acervo com 9 mil títulos de arte, literatura, parapsicologia, história, administração, best selleres, entre outros. Recentemente, as prateleiras da biblioteca foram atualizadas com mais de 50 novos títulos de escritores nacionais e internacionais da atualidade.

Inaugurada em 2005, a Biblioteca  possui computadores disponíveis para a comunidade e cantinho de leitura. Os associados chegam a 13 mil pessoas. Para se tornar sócio basta apresentar identidade ou certidão de nascimento, CPF, comprovante de endereço e uma foto 3×4 atualizada. A Biblioteca funciona de terça a sexta, das 10h às 21h e sábado, das 13h às 19h.

Exposição

Na Galeria Hideo Kobayashi, o público poderá viajar pelas cerca de 80 obras fotográficas impressas e seis vídeos de 17 artistas de 12 países na exposição “Mundo, Imagem, Mundo”. Na galeria, monitores fazem visitas guiadas para todo o público auxiliando na percepção e leitura de belas obras, que foram selecionadas para o Festival Internacional de Fotografia de Belo Horizonte de 2015 e agora são expostas em Ipatinga.

As imagens são de artistas da Alemanha, Argentina, Bélgica, Brasil, Colômbia, Coreia do Sul, Espanha, Estados Unidos, França, Itália, Nigéria e Sérvia. A exposição pode ser visitada até 26 de agosto, de terça-feira a sábado, das 10h às 21h, com entrada gratuita.

A diretora do Instituto Cultural Usiminas, Penélope Portugal, convida toda a comunidade para participar da programação de férias. “Esperamos que o público prestigie a programação gratuita que oferecemos com muito carinho para incrementar o período de descanso das famílias com atrações educativas de qualidade”, comenta Penélope Portugal.  Mais informações sobre a programação pelo telefone: 31.3822-3031


Categorias: Notícias